O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba – CRMV/PB realizou no dia 05 de setembro o Curso de Responsabilidade Técnica durante a Semana do Médico Veterinário CRMV/PB, na cidade de João Pessoa/PB. O evento teve a participação de profissionais e estudantes da Medicina Veterinária e Zootecnia.

Domingos Lugo, presidente do CRMV/PB, ministrou as palestras  Responsabilidade Técnica – Normas e Procedimentos e Ética na Responsabilidade Técnica e Casos Jurídicos onde foram abordados temas como, atuações do RT, laudo informativo, principais irregularidades, limites de carga horária, bem como a importância de se conhecer o código de ética das profissões de Médico Veterinário e Zootecnista. O novo código de ética do Médico Veterinário entrou em vigor no dia 09 de setembro de 2017.

O Méd. Vet. Márcio André da Silva, ministrou a palestra Responsabilidade Técnica com Animais Selvagens, onde falou sobre legislações e técnicas para a área de animais selvagens, quais os conhecimentos necessários para que os profissionais, Médicos Veterinários e Zootecnistas, possam atuar nessa área, além das categorias de uso e manejo de animais da fauna silvestre sob os cuidados humanos, que constam nas normas do IBAMA e do Manual de RT do CRMV/PE. Márcio é presidente da comissão de Animais Selvagens do CRMV/PE.

 
Domingos Lugo / Fotos ASCOM-CRMV/PB                     Márcio André / Fotos ASCOM-CRMV/PB

Responsabilidade Técnica em Biotério foi o tema da palestra ministrada pela Méd. Vet. Egly Morais que explicou sobre o funcionamento de um biotério, abordou sobre a eutanásia de forma humanitária, legislação, a importância do conhecimento e a capacitação profissional. Somente o Médico Veterinário, devidamente inscrito no Conselho, poderá ser Responsável Técnico de um Biotério, lembrou ela.

 
Adriana Evangelista / Fotos ASCOM-CRMV/PB                 Egly Morais / Fotos ASCOM-CRMV/PB

A Zoot. Adriana Evangelista, especialista no assunto, falou sobre a Responsabilidade Técnica em Apicultura, segundo ela é preciso entender e conhecer toda a cadeia de produção, como o tempo da florada, o manejo, para que o produto final seja de qualidade e atenda a instrução normativa do Ministério da Agricultura. Ela abordou sobre a importância e o trabalho que o RT executa nesse seguimento.


Max Chateubriand / Fotos ASCOM-CRMV/PB 

Na palestra sobre Responsabilidade Técnica em Avicultura o Zoot. Max Chateubriand falou sobre as granjas avículas onde abordou temas sobre a aquisição, manejo sanitário em relação a biosseguridade e o papel do RT em todo processo da cadeia produtiva, garantindo um alimento de qualidade comprovada.

       
Adrianne Mota / Fotos ASCOM-CRMV/PB            Débora Rochelly / Fotos ASCOM-CRMV/PB

O tema ESPOROTRICOSE, conceitos, métodos, tratamentos e  a situação atual  dessa zoonose no Brasil  foi abordado pela Méd. Vet. Adrianne Mota – UFRPE.

Conhecer as legislações sobre o descarte correto dos resíduos gerados pelos serviços da Medicina Veterinária e da Zootecnia, bem como os os impactos ambientais, sanitários, econômicos e sociais causados pelos descartes incorretos desses resíduos, foram temas abordados durante a palestra Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Serviços de Saúde ministrada pela Méd. Vet. Débora Rochelly.

Durante o Curso de RT foram sorteadas duas (02) bolsas de estudos para o curso de idiomas na English Talk.


Fotos ASCOM-CRMV/PB

Assessoria de Comunicação CRMV/PB