No dia 15 de Junho, Dia do Patologista Veterinário, os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária dos Estados do CE (CRMV-CE), Maranhã (CRMV-MA), Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) e Paraíba (CRMV-PB) parabenizam estes profissionais que atuam incansavelmente pelo bem-estar de animais.

Os médicos-veterinários patologistas são especializados no diagnóstico de doenças de animais domésticos e silvestres, através do exame dos tecidos e fluidos do corpo. Fazem o diagnóstico de enfermidades em animais produtores de alimentos e inferem se há risco para os humanos durante o manuseio ou consumo.

“A patologia é o elo central dentro da medicina veterinária, pois ela reúne todos os conhecimentos básicos e avançados da área, em torno do diagnóstico. Ela é a ponte necessária para que o profissional aplique seu conhecimento na clínica, cirurgia, inspeção, diagnóstico por imagem, entre outros, promovendo o bem-estar animal”, declarou o médico patologista e vice-presidente do CRMV-CE, Dr. Daniel Viana.

A data é celebrada nesse dia, pois a Associação Brasileira de Patologia Veterinária adotou o dia 15 de junho de 1983, durante o I Encontro Nacional de Patologia Veterinária/ENAPAVE, realizado na cidade de Campo Grande/MS, como data para comemorar esse marco tão importante.