O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV/PB) realizou no último dia 14, o curso de Responsabilidade Técnica (RT), no Auditório Méd. Vet. José Cecílio Martins Filho, em João Pessoa/PB.

 O Méd. Vet. Daniel Viana, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV/CE), ministrou palestras sobre a ética e o exercício profissional do RT e atuação do Médico Veterinário como perito judicial. Sobre a importância dos cursos de RT Daniel ressalta que eles “servem tanto para atualizar os profissionais sobre a legislação, como também levar conhecimentos técnicos que são importantes para a atuação do profissional”.

Gestão empresarial e financeira foi tema da palestra apresentada pelo Méd. Vet. Wagner Arnaud, que trouxe sua expertise no assunto mostrando que para ser “dono” do seu próprio negócio é necessário buscar conhecimento na área de gestão, pois “na faculdade aprendemos a ser Médicos Veterinários e Zootecnistas, não aprendemos a ser gestores, mas para o nosso negócio dar certo é preciso entender um pouco de gestão” pontuou Arnaud.

A Méd. Vet. Patrícia Oliveira abordou sobre dois temas, o primeiro responsabilidade técnica no controle integrado de pragas urbanas, apresentando quais as necessidades, importância e conhecimentos que o profissional deve ter na área de controle de pragas, bem como as formas e técnicas que serão utilizadas para cada procedimento. No segundo tema agronegócio e sustentabilidade Patrícia apontou três aspectos básicos, seguindo os princípios do agronegócio sustentável: ser economicamente viável, socialmente equilibrado e ecologicamente correto.

Outras Cidades

Ainda no mês de agosto foram realizados mais 02 cursos de RT, na cidade de Sousa no dia 07/08 cujos temas abordados foram, normas e procedimentos, ética, atuação do Médico Veterinário na vigilância sanitária, dentre outros. Os Médicos Veterinários Domingos Lugo, Débora Rochelly e Luciano Diniz, foram os convidados para ministrarem as palestras, que aconteceram no Auditório do IFPB.

Já na cidade de Patos o curso aconteceu no dia 08/08, no auditório Paulo Facin da UFCG e teve uma abordagem voltado para o a utilização de animais em ensino e pesquisa. A Méd. Vet. Egly Marinheiro falou sobre RT em biotério, a Méd. Vet. Rosália Severo abordou sobre as normativas técnicas na utilização de animais em ensino e pesquisa e o Méd. Vet. João Vinícius falou sobre o RT em instalações de produção animal, bioterismo, bioética e ética na pesquisa.

Também foram abordados temas como normas, procedimentos e ética na responsabilidade técnica pelos Médicos Veterinários Domingos Lugo e Débora Rochelly.

O CRMV/PB já realizou 05 cursos de responsabilidade técnica, até o momento.

Assessoria de Comunicação do CRMV/PB