O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV/PB) realizou no dia 21 de março o Curso Básico de Responsabilidade Técnica (RT) no Auditório da FIP Faculdades na cidade de Patos/PB.

O Méd. Vet. Domingos Lugo, presidente do CRMV/PB, abordou assuntos sobre os reflexos jurídicos que podem ocorrer quando é cometido algum tipo de infração ou erro médico e lembrou da importância de se conhecer e ter sempre em mãos o código de ética do Médico Veterinário e Zootecnista.

Lugo ainda ministrou  a palestra sobre a Responsabilidade Técnica e Controle Populacional,  mostrando os procedimentos que devem ser seguidos para a realização de um projeto com base na Resolução 962/10 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), bem como as ações voltadas ao bem-estar animal e a proteção do profissional e do  meio ambiente.

Manual de responsabilidade técnica, conhecimento das legislações, procedimentos e normas que são exigidas para o profissional ser um responsável técnico, foram temas abordados pela Méd. Vet. Débora Rochelly. Sobre o papel do CRMV/PB como órgão fiscalizador, Rochelly destacou que “fiscalizar não é impedir o trabalho e sim avaliar a qualificação técnica do profissional”.


a esquerda MV Domingos Lugo, MV Débora Rochelly e Zoot. Tarsys Veríssimo / Foto Ascom CRMV/PB

Na palestra sobre Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, Débora apresentou as normas e procedimentos de descartes corretos dos resíduos, bem como a importância do RT dentro das empresas, “devemos diminuir o máximo possível os impactos ambientais, sociais e econômicos, concluiu a veterinária.

Na palestra sobre bem-estar animal e os problemas com a antropomorfização, que é uma forma de pensamento onde se atribui características ou aspectos humanos aos animais, o Zoot. Tarsys Veríssimo fez ressalvas sobre os problemas dessa humanização para os cães, “eles são inteligentes, fazem leituras faciais, percebe a tonalidade da voz, não se deve menosprezar a inteligência desses animais” pontuou o zootecnista.

Durante a apresentação Veríssimo ainda abordou assuntos como a importância do bem-estar animal nas criações, seja animais de produção, experimentais, de companhia, esporte, mostrando os problemas enfrentados quando não se dar a devida atenção à causa de bem-estar animal.

O curso teve como objetivo orientar os profissionais, Médicos Veterinários e Zootecnistas, que vão assumir Responsabilidade Técnica nas diversas áreas, para que saibam da importância do exercício profissional de forma ética associado as normativas do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e demais leis necessárias.

Acesse a galeria de fotos.

Assessoria de Comunicação CRMV/PB