O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV/PB) realizou no primeiro semestre o Curso Básico de Responsabilidade Técnica (RT) nas cidades de Patos/PB e Areia/PB nos dias 11 de abril e 10 de maio respectivamente.

Domingos Lugo, presidente do CRMV/PB, ministrou três palestras sendo a primeira sobre Responsabilidade Técnica – Normas e Procedimentos onde foram explicados as formas de anotações no livro de RT, quanto a organização, qual a linha de trabalho que deve ser seguida. Ainda em sua apresentação ele mostrou a importância de se conhecer o manual de responsável técnico, elaborado pelo Conselho, com objetivo de aprimorar o desenvolvimento nas atividades como responsável técnico dentro da empresa, bem como no auxílio do seu crescimento profissional.


Domingos Lugo / Foto Ascom CRMV/PB

A palestra seguinte foi Ética na Responsabilidade Técnica e Casos Jurídicos que teve como objetivo integrar o profissional dentro das responsabilidades éticas mostrando quais são elas e os reflexos jurídicos que podem ocorrer quando é cometido algum tipo de infração ou erro médico.

Em Responsabilidade Técnica e Controle Populacional, Domingos apresentou quais os procedimentos que devem ser seguidos para realizar um projeto com base na Resolução 962/10 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), quais os procedimentos de castração de animais, posse responsável e demais ações voltadas ao bem estar animal e a proteção do profissional e do  meio ambiente.


Débora Rochelly / Foto Ascom CRMV/PB

Seguindo a programação a Méd. Vet. Débora Rochelly, ministrou a palestra Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde que trata sobre as legislações sobre o descarte correto dos resíduos gerados pelos serviços da Medicina Veterinária e da Zootecnia, bem como os os impactos ambientais, sanitários, econômicos e sociais causados pelos descartes incorretos desses resíduos.


Méd. Vet. Milano Sales / Foto Ascom CRMV/PB

Entregar o leite com qualidade seguindo a instrução normativa 62 do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi tema discutido durante a palestra Responsabilidade Técnica em Laticínios com ênfase na sanidade animal ministrada pelo Méd. Vet. Milano Sales.

Na ocasião Milano falou sobre a Responsabilidade Técnica em Sala de Diagnóstico de Brucelose e Tuberculose Bovina mostrando como devem ser os procedimentos de credenciamento junto ao mapa, qual a forma correta de preenchimento de alguns documentos como modelo de atestados, relatórios, cadastros, dentre outros, ressaltando que todo Responsável Técnico deve estar inscrito no CRMV.


Zoot. Humberto Cardoso / Foto Ascom CRMV/PB

O Zoot. Humberto Cardoso falou sobre O Papel do Responsável Técnico em Feiras e Exposições  apresentando o conceito e a importância do RT em feiras, leilões e exposições seguindo as indicações do manual de RT, bem como a sua vivência e dificuldades para se tornar um RT e quais os desafios futuros para essa profissão.

Para o segundo semestre o CRMV/PB realizará o curso nas cidades de Sousa (08 de agosto) e João Pessoa (25 de setembro). As inscrições serão divulgadas com antecedência no site e facebook.

Acesse a Galeria de Fotos

Assessoria de Comunicação do CRMV/PB