No último dia 08 o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV/PB) realizou o Curso Básico de Responsabilidade Técnica (RT) na cidade de Sousa/PB.

O presidente do CRMV/PB, Domingos Lugo, abordou sobre os assuntos Responsabilidade Técnica – Normas e Procedimentos, Ética na Responsabilidade Técnica e Casos Jurídicos, apresentando dentre outros tópicos os reflexos jurídicos que podem ocorrer quando é cometido algum tipo de infração ou erro médico, o  manual de responsável técnico, elaborado pelo Conselho, com objetivo de aprimorar o desenvolvimento do profissional, Médico Veterinário e Zootecnista, nas atividades como RT dentro da empresa auxiliando-o em seu crescimento profissional.

Domingos Lugo / Foto Ascom CRMV/PB

Em Responsabilidade Técnica e Controle Populacional, Domingos apresentou quais os procedimentos que devem ser seguidos para realizar um projeto com base na Resolução 962/10 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), quais os métodos de castração de animais, posse responsável e demais ações voltadas ao bem-estar animal e a proteção do profissional e do  meio ambiente.

A Méd. Vet. Débora Rochelly em sua palestra Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde fez uma abordagem a respeito das legislações sobre o descarte correto dos resíduos gerados pelos serviços da Medicina Veterinária e da Zootecnia, bem como os impactos ambientais, sanitários, econômicos e sociais causados por eles quando descartados indevidamente.

Débora Rochelly / Foto Ascom CRMV/PB

A palestra  Normativas Técnicas na Utilização de Animais no Ensino e na Pesquisa ministrada pela Méd. Vet. Rosália Severo trouxe os conhecimentos a cerca das normas que regem o bem-estar animal no ensino e na pesquisa, apresentando os modelos alternativos para ensino em substituição dos animais vivos.

Rosália Severo / Foto Ascom CRMV/PB

Durante o curso de RT a participação do público foi intensa, houve muitos questionamentos, sugestões além da troca de experiências entres os presentes.

Ascom CRMV/PB