Durante dois dias o CRMV/PB realizou  o Curso de Responsabilidade Técnica para Animais Selvagens e Meio Ambiente para profissionais e estudantes da Medicina Veterinária e Zootecnia. O curso é uma realização do CRMV/PB através da Comissão de Animais Selvagens e Meio Ambiente CRASMA-PB, que teve como objetivo capacitar os profissionais e estudantes na área de animais selvagens e meio ambiente.

Para a Méd. Vet. Débora Rochelly, conselheira e presidente da comissão, a qualidade e o rico conhecimento transmitido aos participantes foi muito importante, pois na área de animais selvagens o conteúdo é limitado durante o aprendizado acadêmico.

O curso ministrado pelo Méd. Vet. Paulo Carniel foi uma aula de conhecimentos sobre a legislação, “procurei dar ao pessoal noções do que é a legislação ambiental brasileira com ênfase a fauna silvestre”. Enfatizou sobre a conservação, preservação e proteção a fauna silvestre, uma problemática cada vez mais próxima dos humanos. Como ex-presidente do CRMV/PB, Paulo Carniel, parabenizou a iniciativa destacando que ações de acesso a informações são sempre importantes afinal, “conhecimento é para ser transmitido”, finalizou.

A Zootecnista Vanessa Conrado elogiou o evento e disse que “valeu a pena participar, um grande enfoque na legislação”.

Para Vivianny Matias estudante de Medicina Veterinária  o curso alcançou as expectativas, “onde eu estudo não tem nada sobre animais selvagens é um conhecimento a mais de uma área que não conheço”.

Enriquecendo o Méd. Vet. Fabiano Pessoa do IBAMA-Piauí, falou sobre o papel do tráfico de animais silvestres na transmissão das zoonoses, trouxe seu conhecimento prático sobre o tráfico de animais e suas consequências e apresentou o Projeto Liberdade e Saúde, um projeto de educação ambiental cujo público vai desde a criança até o adulto, de forma lúdica, com músicas, desenhos consegue mostrar a importância e responsabilidade que cada individuo tem na preservação do meio ambiente.

Outro momento importante foi a palestra dos fiscais federais do MAPA Gesseraldo Gico e Roberto Carlos que ministrou a palestra sobre o comércio de produtos controlados, a IN25 uma instrução normativa de produtos controlados, que tem o objetivo de orientar os médicos veterinários da obrigatoriedade e responsabilidade de prescrever os medicamentos. Cada profissional deverá estar cadastrado no Ministério da Agricultura.

Para Márcio Silva Méd. Vet. e membro do CRMV/PE o curso “foi uma experiência inovadora e extremamente importante para realidade com o trabalho de animais selvagens, alguns anos atras não tínhamos esse foco e iremos tentar replicar no CRMV/PE”.

“O primeiro evento de muitos que virão”, destaca Débora Rochelly. A próxima meta será a campanha contra o tráfico de animais, buscando uma forma de se inserir no projeto CRMV/PB nas escolas.

O Curso de RT foi realizado nos dias 27 e 28 de Agosto no Auditorio do Ministerio da Agricultura em João Pessoa, Paraíba.

Assessoria de Comunicação CRMV/PB