03 de outubro de 2015

A Inserção do Médico Veterinário como Agente de Saúde Pública e Segurança dos Alimentos foi tema do curso oferecido pelo CRMV/PB através da Comissão Regional  de Saúde Pública Veterinária (CRSPV/CRMVPB), realizado no dia 29/10 na cidade de Areia/PB, para profissionais e estudantes de medicina veterinária.

O objetivo do curso é mostrar a importância da inserção do médico veterinário na saúde pública e analisar alguns fatores que têm contribuído, direta ou indiretamente, para que este profissional ocupe novos espaços dentro deste campo.

O médico veterinário da Secretaria Estadual de Saúde, Flávio Pinto, ministrou a palestra sobre Competências dos Órgãos Fiscalizadores, ele falou sobre as principais competências dos órgãos que é a de garantir a qualidade dos alimentos que são produzidos, fabricados e manipulados que chegam à mesa do consumidor, mostrando a importância da fiscalização dos alimentos.

Para José Paulo de Araújo, estudante, o que mais chamou a sua atenção foi a forma de abordagem sobre o papel do médico veterinário e sua ampla atuação, foi um grande esclarecimento.

” O curso foi muito bom, é uma nova área que eu não conhecia, a sociedade precisa do médico veterinário para fiscalizar os alimentos de origem animal, eu não sabia que havia tantos casos de doenças, falou a aluna Éricka Morgana.

Inácio Clementino, médico veterinário da defesa agropecuária, ministrou a palestra sobre Tuberculose e Brucelose: perigos para a saúde pública, mostrando os cuidados e a importância do tema.

A Médica Veterinária Luciana Brasil, gerente de serviço de inspeção estadual, falou sobre a  importância do papel do médico veterinário “dentro de um estabelecimento de origem animal somos autoridade sanitária, além de termos o conhecimento técnico e intelectual, temos um papel importante do crescimento dessa indústria, finalizou ela.

A presidente da comissão (CRSPV/CRMVPB), a médica veterinária Valéria Rocha, ministrou a palestra sobre boas práticas de fabricação (BPF) X doenças transmitidas por alimentos (DTA), para ela o evento foi um sucesso, o público interagiu com os palestrantes e através das palestras foi mostrado outros campos de atuação da profissão do Médico Veterinário.

O curso acontecerá ainda nas cidades de Patos e Sousa.

Sobre o Curso

Público Alvo: Profissionais e Estudantes da Medicina Veterinária

Emissão de certificado

Locais e datas:

11/11 – Patos/PB – Auditório da UFCG

12/11 – Sousa/PB – Auditório do IFPB (campus São Gonçalo)

PROGRAMAÇÃO

Assessoria de Comunicação CRMV/PB