O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV/PB) realizou respectivamente nos dias 11 de maio em Sousa/PB e 12 de maio em Patos/PB o Curso de Responsabilidade Técnica (RT) para profissionais e estudantes.

O Méd. Vet. Domingos Lugo ministrou as palestras Responsabilidade Técnica – Normas e Procedimento e  Ética na Responsabilidade Técnica e Casos Jurídicos. Na primeira palestra foram abordados temas como atuações do RT, laudo informativo, principais irregularidades, limites de carga horária dentre outros assuntos. Na palestra de ética Domingos falou da importância de se conhecer o código de ética das profissões de Médico Veterinário e Zootecnista, bem como as alterações no código de ética que entrarão em vigor no dia 09 de setembro de 2017.


foto ASCOM/CRMVPB

A Zoot. Paula Leite ministrou a palestra Responsabilidade Técnica em Lacticínios na qual falou sobre os procedimentos que o RT deve realizar dentro dos estabelecimentos do seguimento de lacticínios onde o mesmo é responsável em assegurar a consistência no padrão de qualidade do produto final.


foto ASCOM/CRMVPB

Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Serviços de Saúde foi tema da palestra ministrada pela Méd. Vet. Débora Rochelly, onde abordou sobre o conhecimento das legislações, sobre o descarte correto dos resíduos gerados pelos serviços da Medicina Veterinária e da Zootecnia, ressaltando os impactos ambientais, sanitários, econômicos e sociais causados pelos descartes incorretos desses resíduos.


foto ASCOM/CRMVPB

A Méd. Vet. Valéria Cavalcanti ministrou a palestra Saúde Única: Médico Veterinário no NASF, onde falou sobre a importância e como atua o Médico Veterinário dentre do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), bem como a necessidade de se trabalhar diariamente a sensibilização e conscientização junto aos gestores.


foto ASCOM/CRMVPB

Na sexta-feira (12) na cidade de Patos/PB o Méd. Vet. Prof. Rinaldo Mota ministrou a palestra Paratuberculose em Bovinos e Bubalinos no Brasil.


foto ASCOM/CRMVPB

Durante as palestras os participantes fizeram vários questionamentos, compartilharam suas vivências, tornando o evento dinâmico e construtivo.


foto ASCOM/CRMVPB

Assessoria de Comunicação do CRMV/PB