O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba realizou no dia 17/03, o primeiro curso básico de responsabilidade técnica, da atual gestão, para profissionais Médicos Veterinários e Zootecnistas.

A primeira palestra foi a responsabilidade técnica na visão do CRMV/PB, ministrada pela gerente técnica do CRMV/MS, Méd. Vet. Ana Carolina, que destacou vários pontos pertinentes como anotação de RT, carga horária, fez algumas comparações com o funcionamento no Mato Grosso do Sul, mostrando diferenças e semelhanças encontradas nessa área. Para Ana o curso básico direciona o responsável técnico, mostrando a sua importância que não é somente assinar e sim, se responsabilizar de tudo que acontece dentro da empresa.

O Zootecnista Henrique Luis Tavares falou do papel do RT na visão do Zootecnista apresentando as diversas áreas de atuação, falou sobre o respeito pela profissão e pelo profissional. Para ele  é muito importante que o Conselho ofereça esse tipo de curso, muitas vezes a universidade deixa um pouco a desejar, principalmente porque envolvem leis específicas, pontuou o respeito pela profissão e pelo profissional.

.DSC01003  DSC01108 DSC01011

Assuntos como o teste rápido de leishmaniose, foi abordado pelo Méd. Vet. Alexandre. Outro tema interessante foi a importância da marca, ministrado pelo consultor de propriedade industrial, Vinícius Travassos, cujo objetivo foi “plantar uma sementinha” despertando a importância de registrar a marca, ter a propriedade sobre o nome comercial do qual trabalha.

O curso recebeu elogios dos participantes. A Méd. Vet. Apâmela falou que o curso foi muito importante, pois tem muitos veterinários que não sabem o real motivo de ser RT, até onde o médico veterinário deve ser responsabilizado por ser um RT.

Vanessa Danielly, Zootecnista do Estado de Pernambuco,  disse que o evento foi esclarecedor.

Para a Méd. Vet. Elayne Cristina “foi um evento muito bem organizado, gostei de ver a participação de muitos colegas,  isso é muito importante para a valorização da profissão”.

Para finalizar o curso uma mesa redonda foi montada com o objetivo de esclarecer as dúvidas e gerar um diálogo entre os participantes e os órgãos presentes. Participaram da mesa a Méd. Vet. Luciana Brasil do SIE (serviço de inspeção estadual),  a Méd. Vet. Ana Carolina CRMV-MS, o fiscal federal MAPA Roberto Carlos e o Méd. Vet  Flávio Pinto conselheiro do CFMV.

Vandberg Braz fiscal federal agropecuário do MAPA ressaltou que esse tipo de curso é fundamental para que haja uma melhoria e qualidade de produtos e serviços oferecidos para a sociedade e o primeiro passo de capacitação de veterinários e zootecnistas.

DSC01044  DSC01026 DSC01137

“Um objetivo de dois anos. Nós lutamos para ter um curso com esse nível e qualidade de profissionais, além de uma representação de mais de 10% do nossos profissionais atuantes no mercado, foi um sucesso e espero ter concluído dessa forma” finalizou o presidente do CRMV/PB, Domingos Lugo.