A capital paraibana recebeu a  IX Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo, realizada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV/PB) e o Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (ITEC), nos dias 23 e 24 de maio no Auditório da Reitoria UFPB, em João Pessoa/PB.


                         Foto Ascom CRMV/PB

Durante a abertura o presidente do CRMV/PB, Domingos Lugo, deu as boas-vindas e falou sobre a alegria em receber na Paraíba um evento com essa grandiosidade. “O Estado ganhou visibilidade quanto à temática Medicina do Coletivo, apresentando a influência que os profissionais têm com toda a estrutura dinâmica, que é a sociedade” pontuou Lugo.

A conferência é o tipo de ações apoiadas pelo CFMV, afirma o representante do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Méd. Vet. Cássio Ribeiro, também presidente da  Comissão Nacional de Bem-estar Animal – Cobea/CFMV,  para ele o evento trouxe muitos representantes com conhecimentos técnicos no assunto, que ajudam na evolução da Medicina Veterinária.

Com mais de 240 inscritos a conferência promoveu a disseminação e o aprimoramento dos conhecimentos da Medicina Veterinária do Coletivo, atualizando os profissionais nos mais modernos conhecimentos da área, mediante a apresentação de experiências práticas, de estudos científicos nacionais e internacionais, com uso de temáticas como Saúde única e SUS, Manejo populacional de cães e gatos, Guarda responsável e Legislação, Teoria do Elo (relação da violência interpessoal e os maus-tratos aos animais), Medicina Veterinária de abrigos, dentre outros.

A IX Conferência promoveu três minicursos: Manejo Populacional de Cães e Gatos, Inserção do Médico Veterinário no Núcleo Ampliado de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e Cirurgia de Castração Minimamente Invasiva.

No último dia de evento foram apresentados mais de 120 trabalhos, nas categorias oral e poster, além de vários debates durantes as mesas redondas.

Com iniciativas como a IX Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo, o CRMV-PB proporciona o aprendizado continuado, revertendo em ganhos para a sociedade, na direção do Conceito de Saúde Única (humana, animal e ambiental) defendido pelo Sistema CFMV/CMRVs.

Acesse a Galeria de Fotos

Assessoria de Comunicação do CRMV/PB