11 de outubro de 2016

Na última sexta-feira (07) foi realizada a Aula Inaugural do I Curso de Atualização em Saúde Pública com Ênfase na Atuação do Médico Veterinário no NASF, no auditório do SINAVEZ.

Estiverem presentes o Dr. Márcio Airon Cavalcanti de Almeida Superintendente substituto e Chefe do Departamento de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura da Paraíba, Dr. Francisco de Assis Azevedo, Gerente do Núcleo de Controle de Zoonoses do Estado da Paraíba, Sr. Nilton Guedes, Gerente do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa,  Sr. Silvio Ribeiro Diretor da Vigilância de João Pessoa e a Sra. Magda Cecília Cardoso Ferreira, Sanitarista da Prefeitura Municipal das cidades de João Pessoa e Cabedelo.

05 Foto CRMV/PB

Em seu discurso o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba, Dr. Domingos Lugo, falou sobre a enorme satisfação em realizar esse curso na Paraíba ressaltando a importância do Médico Veterinário como papel formador da sociedade não só na saúde animal, mas na saúde como um todo, “esse curso respalda a profissão no entrelace da saúde humana, saúde animal e meio ambiente”, concluiu Domingos.

03 Foto CRMV/PB

A presidente da Comissão Regional de Saúde Pública Veterinária Dra. Valeria Rocha Cavalcanti, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do profissional dentro do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e lembrou que os participantes do curso serão os pioneiros, na Paraíba, com essa capacitação.

A palestra inaugural O MÉDICO VETERINÁRIO E SUAS INTERFACES COM NASF foi ministrada pelo Prof. Dr. Daniel Brandespim que fez um resumo de sua trajetória mostrando os caminhos traçados até chegar ao trabalho com o NASF.

Durante a sua palestra Daniel falou da necessidade de se compreender o ambiente, a fonte de infecção e os diferentes patógenos, para uma análise mais precisa. Pensar no coletivo, na promoção da saúde, na prevenção dos agravos e na manutenção foram pontos abordados pelo professor durante a palestra. O Prof. Daniel além da palestra da aula inaugural ministrou também o Módulo I – Políticas Públicas de Saúde – SUS  do curso.

O curso é uma realização do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba através da Comissão Regional de Saúde Pública Veterinária CRSPV/CRMV/PB com o apoio do Conselho Federal de Medicina Veterinária CFMV.

Para saber mais sobre o curso acesse.

Acesse a Galeria de Fotos

Assessoria de Comunicação CRMV/PB