O presidente Méd. Vet. Domingos Lugo, a presidente da Comissão Regional de Saúde Pública Veterinária Méd. Vet. Valéria Rocha e a presidente da Comissão de Animais Selvagens e Meio Ambiente a Méd. Vet. Débora Rochelly do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraiba (CRMV/PB), estiveram reunidos nesta segunda-feira (27) na Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, com o Diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Nilton Guedes, com o Técnico de Atenção Básica, Jairo Domingos de Morais e com o Diretor de Atenção a Saúde, Gentil Palmeira.

O objetivo da reunião foi proporcionar um entendimento sobre a necessidade da inserção do Médico Veterinário no NASF, assim como planejar formas de sensibilizar os gestores com foco na atuação desse profissional juntamente com as equipes que formam o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Enfermidades como leptospirose, toxoplasmose, leishmaniose e esporotricose, bem como doenças transmitidas por alimentos (DTA´s) são de interesse da saúde pública e o Médico Veterinário, capacitado para atuar no NASF, pode desenvolver soluções para minimizar os problemas oriundos dos territórios que compõem os cinco (5) distritos do Município de João Pessoa – PB.

 foto ASCOM

Durante a reunião, Gentil Palmeira falou sobre a importância de se ter um profissional com essa expertise na equipe do NASF.

O Conselho reconhece que o processo de inserção do Médico Veterinário no NASF é um trabalho lento, mas que aos poucos é possível sensibilizar os gestores da importância da contratação desse profissional para compor o Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Assessoria de Comunicação CRMV/PB