CRMV-PB se reúne com MP e Governo Estadual e Federal para discutir sanidade animal em eventos agropecuários
O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) participou, nesta segunda-feira (27), de uma reunião com o Ministério Público da Paraíba para tratar da exigência da Guia de Transporte Animal (GTA) em eventos agropecuários, bem como de medidas para prevenção de zoonoses.
A GTA é o documento oficial e obrigatório para o transporte de animais no Brasil, exceto cães e gatos. “Esse documento garante segurança e colabora para manter a sanidade animal, especialmente em eventos agropecuários”, disse o presidente do CRMV-PB, José Cecílio.
A reunião ainda discutiu estratégias para evitar o surgimento da anemia, do mormo animal e da brucelose, além de outras doenças infecciosas, que podem ser transmitidas aos seres humanos e causar sintomas sérios e até levar à morte. O encontro buscou alinhar os temas e orientar sobre a importância da prevenção, vacinação e fiscalização para evitar ocorrências.
A Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, que também esteve na reunião, tem realizado fiscalizações para garantir a sanidade animal no Estado, principalmente em eventos agropecuários, como em exposições e vaquejadas.
Participaram também da reunião representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), e das Polícias Militar, Ambiental e Rodoviária Federal.