CRMV-PB realiza Mesa Redonda com tema sobre ‘Crimes Ambientais e a Medicina Veterinária
Na noite da última terça-feira (12), foi realizada uma Mesa Redonda ‘Crimes Ambientais e a Medicina-Veterinária’ durante o I Curso Básico em Perícia Animal da Paraíba para médicos-veterinários, realizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba no auditório Central do Centro Universitário Uniesp.
Como área emergente promissora na Medicina Veterinária, a Legal/Perícia Veterinária vem sendo ao longo dos anos cada vez mais procurada por acadêmicos e médicos-veterinários. Os profissionais com certificação nesta área pode atuar oficialmente como perito. Os conhecimentos deste campo também auxiliam na identificação de casos de maus-tratos contra animais e na promoção da qualidade de vida.
O evento contou com a participação dos representantes do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) através da vice-presidente Drª Ana Elisa, do Batalhão de Polícia Ambiental com o Major Fabian, da Polícia Civil de Crimes Ambientais por meio do Delegado Alberto do Egito, do CRMV Paraíba através da presidente Valéria Cavalcanti, além dos palestrantes Drs. Daniel Viana e Elan Cardozo e a coordenação do curso de Medicina Veterinária do Uniesp com a med.vet. Paula Fernanda.
A méd. Vet. Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, Vice-presidente do CFMV, parabenizou o Regional pela realização do evento e destacou sua importância. “Essa é uma área que necessita profissionais capacitados e o Conselho vem trazer essa oportunidade de ter contato com profissionais renomados aos médicos-veterinários da Paraíba e vai agregar valor aos colegas do estado”, disse.
Para o Major Fabian do Batalhão de Polícia Ambiental que enfatizou o impacto do curso na atuação policial. “Esse curso vai aumentar o nosso conhecimento sobre o tema, facilitando o nosso policiamento extensivo e o reconhecimento dos maus tratos que os animais estejam passando”, afirmou
A presidente do CRMV Paraíba agradeceu a presença de todos além da contribuição de cada representante para endossar uma discussão acerca das legislações atuais e nas formas de combate aos maus-tratos. “Um tema como este sempre será importante para nós que cuidamos tanto da saúde animal, como da humana e, é por meio desses debates, os quais conseguimos ampliar nossos conhecimentos e também mostrarmos uma frente unificada no combate aos maus-tratos e na elucidação sobre o assunto para acadêmicos, profissionais e, consequentemente, toda população.