CRMV-PB realiza curso de Responsabilidade Técnica em formato híbrido
O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) realizou nesta terça-feira (30) um curso de Responsabilidade Técnica em formato híbrido. O evento foi aberto pelo presidente do Conselho, o médico-veterinário José Cecílio, e contou com a participação de 412 pessoas, tanto presencialmente quanto on-line.
O médico-veterinário Daniel de Araújo Viana, patologista, perito e presidente do CRMV-CE, fez uma palestra sobre Prontuário Médico Veterinário. “Temos que falar sobre prontuário devido ao grande número de processos contra médicos-veterinários”, disse ele.
Daniel Viana discutiu os processos e as principais causas que motivam as ações, destacando que 90% dos processos são contra clínicas de pequenos animais. Ele mencionou que existem muitas condenações porque os médicos-veterinários não costumam preencher documentos, como os prontuários, e falou sobre a legislação básica do prontuário.
A auditora fiscal Daniella Godoy Coutinho ministrou a palestra ‘Responsabilidade Técnica em Estabelecimentos de Registro Simplificado no Mapa’. Ela abordou a parte legal, a documentação, as irregularidades e a importância de exercer a função de responsabilidade técnica com zelo, verificando todos os detalhes e garantindo a qualidade do alimento que chega à mesa da população.
“Aquilo que você assina não é só um papel. Aquele alimento vai para hospitais, asilos, vai para a mesa da sua família. É destinado aos mais variados públicos. A comida está na mesa de todas as famílias e está em jogo a saúde delas e o seu nome como responsável técnico”, disse ela.
A auditora fiscal federal, a médica-veterinária Márcia Martins Lopes, abordou o tema Vigilância e Atribuições do Produtor com a Retirada da Vacina contra Febre Aftosa. Ela falou do Sistema de Vigilância para a Febre Aftosa e do E-sibravet, que é o canal oficial de notificação de doenças.
“Para assegurar a saúde animal, é necessária a existência de serviços veterinários bem estruturados, capacitados e aptos para detecção e adoção precoce das medidas de controle e erradicação das doenças”, orientou.
Solenidade de carteiras – No intervalo do curso, foi realizada a entrega de carteiras profissionais para 41 novos médicos-veterinários e zootecnistas. A solenidade foi conduzida pelo presidente do CRMV-PB, José Cecílio.
Conheça os Palestrantes:
Daniella Godoy Coutinho – Auditora Fiscal Federal Agropecuária desde 2014, formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004), com especialização em Defesa Sanitária Animal e Inspeção de Produtos de Origem Animal pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2009). Atuou na Divisão de Auditoria de 2018 a 2022 na área de abate de aves e inspeção de ovos. É membro do grupo técnico para modernização da inspeção com base no risco no abate de frangos e do grupo técnico para revisão de normas e treinamento na área de ovos e derivados. Assessora da área de aves e ovos do 2°SIPOA.
Daniel de Araújo Viana – Médico-Veterinário; Especialista em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais; Certificado de Especialista em Patologia Veterinária; Mestre em Patologia; Doutor em Biotecnologia da Saúde; Professor da Universidade Estadual do Ceará; Perito Cadastrado no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará; Perito pelo CRMV/CE nomeado junto à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Batalhão de Policiamento Ambiental; Presidente da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal; Presidente do CRMV/CE.
Márcia Martins Lopes – Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2002). Tem experiência em Inspeção de Produtos de Origem Animal e é auditora fiscal federal agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desde 2006, atuando em várias ações de fiscalização e setores do ministério no âmbito da defesa sanitária animal.