Nos dias 24 e 25 de fevereiro o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV-PB), realizou o Curso Básico de Responsabilidade Técnica online, para profissionais e acadêmicos da Medicina Veterinária e da Zootecnia.

Ética e Responsabilidade Civil, foi o tema da palestra ministrada pelo assessor técnico do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Méd. Vet. Fernando Zacchi, que abordou sobre a necessidade do fortalecimento no que tange à conduta ético-moral quando da execução e prestação dos serviços, pontuou algumas condutas éticas que o Responsável Técnico (RT) deve ter e chamou a atenção em relação as implicações que o profissional pode responder tanto associadas ao conselho profissional, quanto nas esferas penal, cível e criminal, podendo em alguns casos, ter a perda do direito de exercer a profissão.

Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde foi tema apresentado pelo Méd. Vet. Andreey Teles que falou sobre a legislação que normatiza a criação de manuais de normas e condutas relacionadas ao gerenciamento de resíduos, segregação, acondicionamento, armazenamento e destinação final, alertando para os cuidados no momento da escolha e contratação da empresa especializada coletora dos resíduos, trazendo exemplos encontrados no dia-a-dia.

Outros temas abordados durante o curso foram: Responsabilidade Técnica X Publicidade, ministrado pelo Méd. Vet. Wilson Wouflan, que ressaltou os cuidados que o RT tem que ter em relação as publicações em meio digital seguindo as resoluções. O papel do RT nos esportes equestres, ministrado Méd. Vet. Leopoldo Mayer e O papel do Médico-Veterinário e do Zootecnista na produção de Carcinicultura, ministrado pelo Zoot. Max Chateubriand.

“O curso de RT sempre é um evento especial, um momento de muita troca e aprendizado, palestras e debates atuais e enriquecedores para os profissionais que estão entrando no mercado de trabalho e também para aqueles que estão se atualizando”, conclui a presidente da Comissão Regional de Fiscalização e Responsabilidade Técnica do CRMV-PB, Nina Toralles.