CRMV-PB aprova projeto de castração de cães e gatos de João Pessoa
O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PB) aprovou, nesta sexta-feira (17), Projeto de Castração de Cães e Gatos do Município de João Pessoa, apresentado pela Secretaria de Saúde, através do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses.
A aprovação se deu durante a 285ª plenária ordinária, que debateu assuntos administrativos e temas de interesse da classe. Também foi aprovada a realização de 27 eventos agropecuários.
Os diretores e conselheiros também avaliaram recursos administrativos e de auto de infração. Foram analisados ainda casos de inscrições primarias e secundárias, transferência do CRMV e cancelamento e reativação de inscrição.
Mais dados – Estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que a Paraíba tem cerca de 80,5 mil cachorros e gatos em situação de rua. O cálculo é feito a partir da projeção da instituição de que há um animal para cada cinco habitantes no país, e desse número, 10% se encontram em situação de abandono. Em todo Brasil, seriam mais de 30 milhões de animais nessa condição e 200 milhões em todo o mundo.
O CRMV-PB defende ações de controle populacional de cães e gatos e ressalta que as ações colaboram com a redução da natalidade sem agredir os direitos e bem-estar animal, preservando também a saúde humana.