CRMV Paraíba ofertou I Curso Básico em Perícia Animal da Paraíba para médicos-veterinários
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV-PB) realizou durante os dias 13 a 15 de julho, no Centro Universitário Uniesp o I Curso Básico em Perícia Animal da Paraíba, para médicos-veterinários. O evento aconteceu de forma online e presencial e contou com a participação de médicos-veterinários, militares do Batalhão da Polícia Ambiental e alunos do curso de Medicina Veterinária.
A abertura do curso ocorreu no dia 12 com uma Mesa Redonda que debateu os ‘Crimes Ambientais e a Medicina-Veterinária’ com a participação dos representantes do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Batalhão de Polícia Ambiental, Polícia Civil de Crimes Ambientais e o CRMV Paraíba e a coordenação do curso de Medicina Veterinária do Uniesp.
As palestras foram ministradas pelos peritos e médicos-veterinários Dr. Daniel Viana (CE), Elan Cardozo (RJ) e a perita de alimentos Aline Rodrigues (RO) e abordaram temas da Perícia Animal que auxiliam na identificação de casos de maus-tratos contra animais e na promoção da qualidade de vida.
O med. vet. Daniel Viana ressaltou a importância de participar como palestrante do curso. “Fico agradecido pela oportunidade de estar aqui transmitindo esse conhecimento que cada vez mais traz valorização para a nossa profissão é um benefício direto para a sociedade”, afirmou.
O Curso de formação nessa área é
escasso no Nordeste, dificultando a difusão do conhecimento para a comunidade médico veterinária da região, a qual ainda não possui Comissão Estadual de Medicina Veterinária Legal.
A presidente do Regional, Valéria Cavalcanti, destacou os esforços para a realização do encontro. “O CRMV-PB está atento às necessidades dos profissionais do Estado, e pensando nisso realizamos esse curso tão importante para o setor em constante crescimento que é a Perícia Animal”, finalizou.
Perícia Animal
A Medicina Legal e a Perícia Animal são atividades auxiliares da Justiça que por um conjunto de conhecimentos médico-veterinários, biológicos e jurídicos destinados a defender os direitos e os interesses dos homens, dos animais e da sociedade.
Como perito, o médico-veterinário poderá aplicar seus conhecimentos em procedimentos judiciais e extrajudiciais da esfera de competência dos médicos-veterinários como os que envolvem produção animal, clínica e cirurgia veterinária, defesa sanitária e inspeção de alimentos de origem animal. Os profissionais atuam na elaboração de laudos, informações e pareceres em relação a animais e produtos de origem animal, visando o estabelecimento da justiça.
Assessoria de Comunicação CRMV-PB