Home/Notícias/CRMV-MG destaca importância dos médicos-veterinários na garantia da segurança dos alimentos, que tem seu dia mundial celebrado nesta sexta-feira (7)

CRMV-MG destaca importância dos médicos-veterinários na garantia da segurança dos alimentos, que tem seu dia mundial celebrado nesta sexta-feira (7)

O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é celebrado nesta sexta-feira (7). A data foi definida pela Organização das Nações Unidas e visa fortalecer os esforços para garantir que os alimentos que comemos sejam seguros. Os médicos-veterinários possuem extrema importância para garantir a qualidade dos alimentos de origem animal aos consumidores no mercado interno, e também para exportação. Os profissionais atuam em duas frentes: na garantia da sanidade animal nas fazendas, e também da segurança dos alimentos na Responsabilidade Técnica exercida em supermercados, laticínios, frigoríficos e abatedouros.

“O papel do médico-veterinário se estende desde o campo até a mesa do consumidor. Esse profissional exerce dupla responsabilidade: a vigilância epidemiológica da segurança dos animais e a garantia da segurança dos produtos de sua origem. A educação e o treinamento do médico-veterinário, que inclui conhecimentos em sanidade animal, epidemiologia, microbiologia de alimentos, farmacologia, ecologia, entre outros, torna-os profissionais unicamente capacitados para desempenhar papel central na garantia da segurança dos produtos de origem animal”, destaca a médica-veterinária Barbara Silveira Costa, que compõe a Comissão de Inspeção alimentar do CRMV-MG.

A importância dos médicos-veterinários para a garantia da segurança dos alimentos foi reconhecida, recentemente, em uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça, na qual determinou-se que a Responsabilidade Técnica em laticínios, frigoríficos e abatedouros, é privativa destes profissionais. Eles também atuam com excelência na Responsabilidade Técnica em Supermercados. “Apesar de o médico-veterinário não ser um profissional com atuação exclusiva nos supermercados sua escolha é um diferencial para a garantia de produtos de origem animal e outros alimentos seguros e de qualidade ao consumidor”, enfatiza dra. Bárbara.

O diferencial dos médicos-veterinários também é enfatizado pela profª Lara Macêdo Bonfim, mestre em Tecnologia e Inspeção de Carnes e Derivados. “O grande diferencial dos médicos veterinários em relação aos outros profissionais é que ele é único profissional que, além de conhecer a fundo a cadeia produtiva, tem o conhecimento e atuação em sanidade animal, como a profilaxia/prevenção, controle e erradicação das doenças animais e zoonoses, e esse conhecimento permite que ele atue de forma diferenciada, garantindo a higiene e qualidade do produto final”, afirma a também doutora em Zootecnia/Produção Animal.

Fonte CRMV-MG

2019-06-07T15:48:40+00:00 07/06/2019|Notícias|