Na última quarta-feira, 13 de maio, em comemoração ao Dia do Zootecnista, a coordenação do Curso de Graduação em Zootecnia da UFPB, Campus II – Areia-PB, realizou palestras para o público acadêmico.

A primeira apresentação foi do Zootecnista Wendell José de Lima Melo, então membro da Comissão Regional de Responsabilidade Técnica – CTEREC do CRMV-PB, com o tema “Desafios, atuação do Zootecnista e importância do CRMV neste processo”. Wendell falou sobre os desafios da Zootecnia como ciência, arte e profissão em nosso país, fazendo um breve histórico do seu desenvolvimento no Brasil. Enfatizou a importância do conhecimento da Lei 5550/68 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Zootecnia, bem como conhecer o funcionamento e participar da Associação Brasileira de Zootecnistas-ABZ e do conselho de classe,  enfatizando o CRMV-PB que mesmo estando aberto a participação e contribuição dos zootecnistas, a presença ainda é baixa na composição da Diretoria Executiva, Conselheiros e Comissões. O Zootecnista Wendell defende a participação de todos junto ao CRMV-PB, pois só através da participação efetiva dos Zootecnistas é que poderemos estar melhor representados e defender nossos direitos.

Dando continuidade ao evento o Zootecnista José Sidnei Bezerra Lima, sócio da empresa Fazenda Eficiente, falou sobre ”O Zootecnista como Empreendedor”, onde abordou através de sua vivência prática, a importância do empreendedorismo do zootecnista, bem como a importância do profissional Zootecnista para melhorar as vidas das pessoas no campo e na cidade, levando dignidade para o homem do campo e melhores alimentos para os da cidade. Em sua palestra Sidnei disse que sempre quis ser zootecnista e que a zootecnia é a profissão do presente e do futuro, na qual realizou o seu sonho. O profissional precisa estar preparado para novos desafios que surgem diariamente, além de ter compromisso social e ambiental, com visão holística, integrada e globalizada, o profissional Zootecnista deve estar focado no desenvolvimento sustentável e no bem estar dos animais e da população.

Estiveram presentes além dos alunos de graduação em Zootecnia, o Coordenador do Curso de Zootecnia, Edilson Paes Saraiva, o Chefe do Departamento de Zootecnia, Marcelo Luis, o Diretor do Campus II, Djail Santos, além de outros professores. Representando o CRMV-PB esteve presente o Zootecnista Severino Gonzaga vice-presidente do CRMV-PB.

IMG_20150513_134435931 IMG_20150513_134540074