Conselho realiza última entrega de carteiras do ano e destaca papel do médico-veterinário na proteção da sociedade
O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PB) realizou nesta segunda-feira (11), a última entrega de carteira do ano para novos médicos-veterinários. A solenidade foi conduzida pelo vice-presidente, Adriano Fernandes, destacou a importância da legislação que rege a profissão e apresentou o sistema CFMV/CRMV para os novos profissionais.
Adriano falou sobre o Código de Ética da profissão e destacou que ele se atualiza de acordo com as mudanças da sociedade, destacando o que preconiza o seu primeiro artigo: ‘Exercer a profissão com máximo de zelo e o melhor da sua capacidade’. “Esse princípio é fundamental para o exercício da profissão e defesa da sociedade”, ressaltou.
Outro tema abordado pelo vice-presidente foi a Resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) nº 1.465/2022, que regulamenta o uso da telemedicina veterinária nas atividades médico veterinárias.
A norma define que a telemedicina veterinária é o exercício profissional por meio do uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) para prestar assistência, observando padrões técnicos e condutas éticas aderentes às resoluções editadas pelo CFMV. O profissional pode desenvolver aplicativo específico para a telemedicina ou fazer o uso integrado de plataformas existentes, desde que respeitados os critérios e as garantias estabelecidos na resolução, registrando em prontuário a tecnologia empregada no atendimento.
O vice-presidente destacou também a importância do médico-veterinário para o cuidado da saúde animal e humana, além da sua atuação para o desenvolvimento do país e movimentação da economia. Explicou que trata-se de um profissional que integra a saúde única, que é uma abordagem global, multissetorial, transdisciplinar, transcultural, integrada e unificadora que visa equilibrar e otimizar de forma sustentável a saúde de pessoas, animais e ecossistemas.