Setembro de 2016

Por Flávia Lôbo

Estudantes e profissionais de Medicina Veterinária têm encontro marcado em Campo Grande (MS), dias 18 e 19 de outubro, no VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária.

O evento, organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), proporcionará um clima de discussão, trocas de experiências e diálogos sobre a relação entre o bem-estar e a saúde única, a importância do médico veterinário na Saúde Pública e a ligação entre o profissional e a saúde ambiental, humana e animal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do CFMV até o dia 4 de outubro.

Na programação, estão previstas palestras de grandes nomes da Medicina Veterinária e da Saúde Pública que prometem enriquecer os conhecimentos dos participantes e incitar discussões. É o caso de integrantes da Comissão Nacional de Saúde Pública (CNSPV) do CFMV e de outras comissões do Conselho Federal, além de participantes do Ministério da Saúde e de Núcleos de Apoio da Saúde das Famílias (Nasf).

A presidente da CNSPV/CFMV, Sthenia Amora, irá abordar o tema ‘Nasf e o médico veterinário a serviço da saúde única: experiências bem-sucedidas’. Ela explica que, atualmente, muitos profissionais desconhecem essa área de atuação e, consequentemente, sua importância. “Quanto mais médicos veterinários se apropriarem desse assunto, maior a possibilidade de convencimento do gestor público sobre a importância dele no Nasf”, afirma.

Na opinião da presidente da CNSPV/CFMV, ainda há uma lacuna na formação do médico veterinário durante a graduação para essa área de atuação. “Falta o aprimoramento técnico para exercer essa função. Existe uma demanda dos gestores públicos pelo profissional”, relata Sthenia sobre alguns dos assuntos que serão debatidos durante sua apresentação.

Os também integrantes da CNSPV/CFMV Fred Júlio Costa Monteiro e Adriana Maria Lopes Vieira vão abrir o primeiro dia de palestras com o tema ‘Saúde Única’. “ Vamos exaltar o elo indissociável entre a saúde animal, humana e ambiental, e o papel do médico veterinário em todas estas interfaces”, divulga Monteiro. Ele explica também sobre a importância de os participantes compreenderem o conceito de saúde única e interagirem com experiências e dúvidas. “Espero um evento de alta qualidade, com um público participativo, contribuindo em uma construção conjunta de conhecimento”, diz.

Para contextualizar a participação do médico veterinário no Nasf, os organizadores do evento convidaram a médica veterinária com experiência em Extensão Rural, Kênia Araújo, integrante da equipe da prefeitura municipal de Assú (RN). Ela irá abordar sobre as questões sobre o Programa Saúde na Escola, ações realizadas nas unidades básicas de saúde junto aos grupos operativos, formas de capacitação e as principais dificuldades do trabalho. “Estou ansiosa e espero contribuir para os estudantes e profissionais presentes. O Nasf não é só uma boa oportunidade de emprego, mas tem grande importância para a saúde coletiva”, afirma a médica veterinária.

O segundo dia de evento contará com um tema bastante discutido no país: ‘A Situação da leishmaniose visceral no Brasil’. O tópico será abordado pelo médico veterinário e técnico do Ministério da Saúde Francisco Júnior. Segundo ele, serão tratados aspectos diversos do tema, como: a evolução da morbidade e letalidade da doença em humanos no país; perfil epidemiológico da doença; análise de morbimortalidade da doença em por regiões; desafios e perspectivas para a vigilância e controle da doença; entre outros.

“Espero uma participação efetiva dos médicos veterinários de todas as áreas, especialmente daqueles que trabalham com clínica de pequenos animais e com saúde pública. A expectativa é que o evento seja uma oportunidade para aproximar esses dois grupos de profissionais que são essenciais para um sucesso no controle da leishmaniose visceral no Brasil”, finaliza, Júnior.

Programe-se para não perder nenhuma palestra. Confira a programação em anexo! 

Serviço

VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária

Tema: O médico veterinário na Saúde Única

Data: 18 e 19 de outubro de 2016

Local: Auditório Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) – Campo Grande (MS)

Público-alvo: estudantes e profissionais de Medicina Veterinária

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online clicando aqui até o dia 4 de outubro. Os interessados também podem se inscrever no local, no dia do evento.

Fonte Assessoria de Comunicação do CFMV

Anexos

Cartaz
Baixe a arte do Seminário e compartilhe em suas redes sociais!

Programação
Confira a programação completa aqui.