O objetivo das ações definidas pelas comissões de meio ambiente é estimular a atuação dos médicos veterinários e zootecnistas na área ambiental, além de fortalecer e valorizar a imagem do Sistema CFMV/CRMVs perante a sociedade. O plano de ação, elaborado na sexta-feira (10/6), último dia do Fórum, foi pensado para a gestão 2015-2017.

As ações incluem um levantamento sobre os médicos veterinários atuantes na área ambiental e seu campo de trabalho; a articulação com conselhos e órgãos ligados ao meio ambiente; e a aproximação com os Ministérios Público Federal e Estadual.

 Foto: Ascom/CFMV

Para a presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente (CNMA/CFMV), Maria Izabel de Medeiros, o contato entre as comissões será mantido após o evento, que aconteceu nos dias 9 e 10 de junho, em Cuiabá (MT), e as ações serão monitoradas. A ideia é que o encontro aconteça anualmente.

“Esperamos que a área do meio ambiente seja cada vez mais valorizada por médicos veterinários e zootecnistas, que cada vez mais profissionais atuem na área e órgãos públicos reconheçam a importância dessa atuação”, afirma Medeiros

Foto: Ascom/CFMV

A troca de informações entre o Conselho Federal e os Regionais foi o principal ganho do Fórum, segundo ela. “O CFMV explicou sua forma de atuação e os regionais presentes puderam passar aos colegas os principais problemas de suas regiões, as ações da comissão de meio ambiente e o que pretendem fazer”, explicou.

Para a presidente da Comissão Estadual de Meio Ambiente do CRMV-RJ, Jane Castro, o Fórum e as estratégias definidas vão contribuir para dar visibilidade ao médico veterinário e zootecnista em sua atuação na área ambiental perante a sociedade.

Foto: Ascom/CFMV

“Os profissionais já trabalham com questões ambientais, mas a sociedade ainda não reconhece isso”, diz.

A oportunidade de conhecer as diferentes realidades das questões ambientais nos estados e a atuação dos profissionais nas comissões foi destacada pelo presidente da Comissão Estadual de Meio Ambiente do CRMV-PR, Rafael Haddad.

Foto: Ascom/CFMV

“A riqueza de profissionais aqui reunidas é fantástica, e o CFMV abriu a possibilidade de todos opinarem.  É importante que tenhamos um direcionamento único e objetivos comuns”, acredita Haddad.

Para a integrante da Comissão de Animais Selvagens e Meio Ambiente do CRMV-PE, Fernanda Attademo, a aproximação e troca de diálogos também foi muito positiva. “Vamos voltar para os estados com novas ideias e propostas”, finaliza.

Leia mais: Comissões Nacional e Regionais de Meio Ambiente do Sistema CFMV/CRMVs apresentam ações realizadas nos estados

Assessoria de Comunicação do CFMV