Comissões de Ética, Bioética e Bem-estar animal do Sistema CFMV/CRMVs iniciam discussões durante seu primeiro fórum
30 de agosto de 2016
O I Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do Sistema CFMV/CRMVs teve início nesta segunda-feira (29/8), na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília, onde estiveram reunidos mais de 20 participantes de diferentes regiões do país. A interação entre as comissões busca harmonizar propostas e pensar conjuntamente soluções para os desafios, por meio de troca de experiências e discussões sobre os diferentes cenários.
Foto: Ascom/CFMV
“Todos estão envolvidos com temas similares e nossa interação é ainda mais importante pelas demandas sociais e questões que fazem com que a área de bem-estar esteja em constante movimento”, afirma a presidente da Cebea/CFMV, Carla Molento.
Na ocasião, foram levantados os temas mais demandados por cada estado, além dos assuntos transversais que são discutidos em todo o país. “Ganhamos muito conversando sobre as experiências de cada um, trazendo soluções mais eficientes e humanitárias”, diz Molento.
Foto: Ascom/CFMV
Avanços e desafios
Ceres Faraco, integrante da Cebea/CFMV, apresentou um histórico da Comissão Nacional de Ética, Bioética e Bem-estar Animal desde sua criação, em 2001.
“Passados 15 anos do surgimento da Cebea/CFMV temos questões importantes de avanço, como o fortalecimento da senciência animal, e alguns pontos críticos, como políticas mais sustentáveis na produção de produtos de origem animal e métodos alternativos para experimentação animal”, explica Faraco.
Foto: Ascom/CFMV
As respostas dos CRMVs a questionário aplicado pela Cebea sobre o tema de bem-estar foram apresentadas ao grupo pela também integrante da Cebea/CFMV, Paloma Bosso, com o objetivo de serem discutidas ao longo do evento.
A troca de informações, discussão de questões de interesse para o bom desempenho das funções do médico veterinário e zootecnista e divulgação da necessidade das comissões regionais de medicina veterinária, foram as principais expectativas listadas pelos regionais para o evento.
Foto: Ascom/CFMV
Entre os principais temas abordados pelas comissões de bem-estar nos respectivos regionais, estão bioética, ética profissional, conduta ética no atendimento a animais selvagens, legislação sobre o tema, uso de animais no ensino e pesquisa, acidentes rodoviários com veículos transportados pelos animais, entre outros.
Já as ações realizadas pelas comissões incluem orientação a profissionais, realização de eventos, produção de cartilhas, campanhas e manuais e parcerias com ministérios públicos, instituições de ensino e organizações não-governamentais.
Bem-estar único
O integrante da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do CFMV (CNSPV/CFMV), Fred Monteiro, contribui para o fórum com palestra sobre a Saúde Única e a interface entre o bem-estar animal e a saúde pública.
Segundo Monteiro, as mudanças socioambientais, como alterações de clima e êxodos rurais, provocam cada vez mais a incidência de zoonoses. “O médico veterinário pode tomar atitudes mínimas para proporcionar o bem-estar, como ter maior conhecimento dos animais para controle de vetor e realizar enriquecimento ambiental. Algumas atitudes podem ser alcançadas com boas práticas e parcerias”, explicou Monteiro.
Foto: Ascom/CFMV
Pela Assessoria de Gestão Estratégica do CFMV, Isabela Llurda, apresentou o planejamento estratégico do CFMV. Segundo ela, desde 2012 o CFMV tem buscado trabalhar em conjunto com os CRMVs. “Esse evento tem a intenção de trabalhar informações e conhecimentos para atuar em rede, pois juntos podemos convergir nossos esforços para um resultado único”, diz.
Foto: Ascom/CFMV
Confira a galeria com as fotos do I Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do Sistema CFMV/CRMVs.
Assessoria de Comunicação do CFMV