Home/Notícias/Comissões assessoras se reúnem no CFMV

Comissões assessoras se reúnem no CFMV

Na semana de 19 a 23 de novembro, quatro comissões assessoras reuniram-se no Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), preparando ações e atividades para 2019: Ensino da Zootecnia (CNEZ), de Tecnologia e Higiene Alimentar (Contha), de Ensino da Medicina Veterinária (CNEMV) e de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV).

Confira um resumo dos principais tópicos abordados:

CNEZ – A Comissão Nacional de Ensino da Zootecnia reuniu-se nos dias 19 e 20 para realizar o planejamento de reuniões e eventos em 2019, debater com o Departamento de Comunicação a campanha do Dia do Zootecnista do próximo ano e fechar o relatório das atividades de 2018. O grupo definiu ainda que pretende realizar o Censo do Ensino da Zootecnia.

Contha – Os membros da Comissão Nacional de Tecnologia e Higiene Alimentar assistiram a uma apresentação de técnicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre modernização da metodologia de inspeção de suínos – cujos detalhes serão apresentados aqui no Portal CFMV. Abordaram também a necessidade de divulgar o IX Congresso Latinoamericano e XV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, que será realizado de 30 de abril a 3 de maio de 2019, em Maceió, e está com inscrições abertas para a submissão de trabalhos até o dia 30 de novembro.

CNRMV – A conclusão do texto do edital para o 1º Ciclo de Acreditação das Residências Médicas Veterinárias foi o principal tema da reunião, ocorrida nos dias 22 e 23 de novembro. Em breve, serão divulgados mais detalhes no portal sobre a iniciativa. Além disso, o grupo debateu a pesquisa que enviou aos 372 cursos de Medicina Veterinária do Brasil, visando levantar a quantidade e perfil das residências oferecidas. Esse censo será tema de artigo a ser publicado na Revista CFMV. A comissão compôs ainda os temas a serem abordados no 6º Seminário Nacional de Residência em Medicina Veterinária, previsto para novembro do ano que vem – com o tema Acreditação e Conceitos Humanísticos Aplicados aos Programas de Residência e Aprimoramento em Medicina Veterinária.

CNEMV – A Comissão Nacional de Educação em Medicina Veterinária analisou a documentação das instituições inscritas no 2º Ciclo de Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária e discutiu parâmetros para o lançamento do 3º ciclo, em 2019. Ao longo de três dias, seus membros planejaram também o 3º Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Educação da Medicina Veterinária, em Brasília – foi a partir de sugestões das comissões regionais, no último fórum, realizado em julho, que a CNEMV estruturou a programação XXIV Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, agendado para maio próximo. Por fim, o grupo esteve no Conselho Nacional de Educação (CNE), reunido com seu presidente, Luiz Roberto Liza Curi.

Fonte CFMV

2018-11-25T11:11:25-03:00 27/11/2018|Notícias|