A Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) deu início aos trabalhos da nova gestão em reunião realizada entre os dias 4 e 6 de maio, na sede do Conselho Federal. A Comissão é formada pelos médicos veterinários Isaac Manoel Barros Albuquerque, João Luiz Rossi Junior, Valéria Natasha Teixeira e Débora Rochelly Alves Ferreira e pelo zootecnista Carlos Eduardo do Prado Saad.

Durante o encontro, além de dar continuidade ao planejamento estratégico iniciado durante o II Workshop Única Voz, que ocorreu no final de março, o grupo retomou assuntos iniciados na gestão anterior, como a avaliação de consultas públicas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal  (Concea).

Também foram discutidos temas atuais, como o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 61/2013, que prevê a reabertura da Estrada do Colono. A via, localizada no Paraná, corta o Parque Nacional do Iguaçu e está fechada por determinação da Justiça Federal desde 2003. A intenção da Comissão é elaborar um parecer técnico sobre o tema.

Outro assunto da CNAS trabalhado durante o encontro pretende  pleitear a liberação, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de medicamentos anestésicos para uso em megamamíferos – animais de grande porte –  localizados em zoológicos.

“Continuaremos na busca incessante no sentido de qualificar os médicos veterinários e zootecnistas em relação à prestação de serviços aos animais selvagens, treinando, reciclando, atualizando, fazendo propostas quanto à legislação e para políticas publicas”, afirmou o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

Próximas discussões

A pauta da próxima reunião, a ser realizada em agosto, deve tratar, entre outros temas, do uso de presas vivas na alimentação de carnívoros e onívoros mantidos em cativeiros; da avaliação do exercício das profissões de médico veterinário e zootecnista na área de animais selvagens após alterações na Lei de Proteção à Fauna (Lei nº 5.197/1967); além da elaboração de propostas para seminários regionais a serem realizados, inicialmente, nas regiões Norte e Nordeste.​

CFMV