31 de agosto de 2016

Por Roberta Machado (com a colaboração de Lisiane Cardoso)

Motivação e integração foram as palavras que, segundo os participantes, marcaram o último dia do I Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Ética, Bioética e Bem-estar Animal, nesta terça-feira (30/08). O evento teve início na segunda-feira (29/8) e reuniu mais de 20 participantes na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília.

As discussões foram concluídas com a definição de estratégias de atuação conjuntas entre as comissões nacional e regionais.

Foto: Ascom/CFMV

“Temos muito trabalho pela frente. Durante as apresentações eu já registrei várias ideias de ações que podemos implementar no nosso estado”, disse Flaviana Guião Leite, presidente da Cebea do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES).

O evento foi encarado como uma oportunidade paras as equipes que estão trabalhando em novas ações voltadas para o bem-estar animal, proporcionando um espaço para o debate e o aprendizado.

“Muita coisa discutida aqui diz respeito a todos os regionais. Acredito que tudo o que surgir a partir desse evento será muito prático”, avalia Elisiane Marques Moreira Borges, presidente da Cebea do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV-PB).

Incentivo

A iniciativa pioneira do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) em reunir representantes de todas as unidades da federação para harmonizar as propostas de cada região foi considerada um grande incentivo pela presidente da Cebea do Conselho Regional do Estado do Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), que formou a sua própria comissão em julho deste ano.

“Está sendo uma grande preparação. Na verdade, estou aqui mais como ouvinte, como aprendiz, para saber como as coisas são feitas. Estou achando muito interessante”, avalia Maria Araújo Teixeira, avalia a presidente da Cebea/CRMV-ES.

Foto: Ascom/CFMV

O presidente do Conselho Regional do Estado de Roraima (CRMV-RR), Francisco Edson Gomes, afirmou que o encontro e os temas propostos pelas comissões serão fundamentais para a criação de uma comissão sobre o tema.

“Isso efetivamente será muito positivo. O CFMV, na figura da Comissão de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal, está de parabéns. Espero que isso seja um divisor de águas nessa área de estudo”, aponta Gomes.

Foto: Ascom/CFMV

Metas alcançadas

A presidente da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do CFMV, Carla Molento, afirma que as metas do Fórum foram alcançadas com excelência,  fruto da participação proativa e dedicação de todos os representantes dos Conselhos Regionais.

“As ações conjuntas têm mais força e harmonia pois são construídas com a voz de todos. A motivação resultante após esse encontro fará com que tenhamos uma única voz no planejamento, resultando em ação com objetivos comuns, de forma a enfrentar os desafios da nossa área”, afirmou.

Além de Carla Molento, integram a Cebea/CFMV as médicas veterinárias Paloma Bosso, Ceres Faraco e Ingrid Atayde.

Confira  a galeria com as fotos do I Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do Sistema CFMV/CRMVs. 

Leia mais: Comissões de Ética, Bioética e Bem-estar animal do Sistema CFMV/CRMVs iniciam discussões durante seu primeiro fórum

Construção de ações conjuntas será foco do I Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Ética, Bioética e Bem-estar Animal

Fonte Assessoria de Comunicação do CFMV