Código de Bem-Estar Animal PB foi tema discutido durante reunião realizada pelo CRMV/PB
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba, realizou na última sexta-feira (23), a terceira reunião sobre os aspectos legais e formais do Código de Direito e Bem-Estar Animal do Estado da Paraíba, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA), em João Pessoa/PB.
O encontro foi motivado após grande repercussão nos últimos dias, principalmente nas rádios e mídias sociais, sobre o pedido de modificações e/ou alterações de 55 artigos dos 119 do código de bem-estar animal, encaminhado aos deputados pelo CRMV/PB, que foi duramente atacado, bem como a pessoa do presidente Méd. Vet. Domingos Lugo.
Zoot. Severino Gonzada (de pé) / Foto Ascom CRMV/PB
Sobre as análises, questionamentos e justificativas contida no documento, a respeito do código, o vice-presidente do CRMV/PB, Zoot. Severino Gonzaga esclareceu que o Conselho não o fez sozinho, ele foi motivado por várias órgãos públicos, instituições, profissionais, que através de reuniões e consulta pública contribuíram para a construção do mesmo. Gonzaga ainda ressaltou que o CRMV/PB não é contra o código de bem-estar animal, porém o órgão não pode ser omisso à regulamentos que ferem o exercício profissional, a saúde dos animais e o bem comum da sociedade.
Méd. Vet. Elisiane Moreira / Foto Ascom CRMV/PB
Durante a reunião houve um diálogo sobre o assunto onde os representantes de alguns órgãos fizeram suas cosiderações em relação ao código e sua aplicabilidade em suas áreas de atuações. A Méd. Vet. Elisiane Moreira, tesoureira do CRMV/PB, fez uma apresentação sobre as justificativas da modificações e/ou alterações solicitados pelo Consleho.
O presidente da FAEPA, Mário Borba, em sua apresentação disse que o código é prejudicial ao setor e o mesmo inviabiliza a Paraíba.
O representante do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Zoot. Wendell Lima, falou sobre o apoio ao CRMV/PB e as ações que estão sendo realizadas em prol dessa causa.
Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária (SEDAP/PB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA), Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE), Faculdade Potiguar da Paraíba (FPB), produtores e empresários.
Ainda estiverem presentes o deputado federal Efraim Filho (DEM), os deputados estaduais João Gonçalves (Podemos), Doda de Tião (PTB) e o eleito Walber Virgulino (Patriota).
Leia mais: CRMV/PB esclarece sobre o Código de Direito e Bem-Estar Animal da Paraíba
Assessoria de Comunicação CRMV/PB