Chocolate é toxico para os cães e gatos, alerta artigo publicado na Revista CFMV

Home/Notícias/Chocolate é toxico para os cães e gatos, alerta artigo publicado na Revista CFMV

Chocolate é toxico para os cães e gatos, alerta artigo publicado na Revista CFMV

Com o aumento da diversidade de chocolates na Páscoa, para muitos, é inevitável dar um “pedacinho” desta guloseima aos os cães e gatos. Apesar de parecer um carinho, a consequência pode ser a intoxicação dos animais dependendo da quantidade do produto e da sensibilidade individual de cada organismo. A Revista CFMV, edição 71, nas páginas 38 a 41, traz um artigo sobre o tema (para acessar clique aqui).

Um dos responsáveis pela intoxicação é o teor de teobromina, cuja quantidade varia de acordo com o tipo de chocolate. De acordo com o artigo, quanto mais escuro, puro e concentrado for o chocolate, maior será o risco de intoxicação. Portanto, o chocolate amargo é o que oferece maior risco. O texto é de autoria de Francisco Humberto Marques Sampaio Júnior, Benedito Elisandro Sousa Pinho, Pedro Emídio Leite Moraes Ferreira, Paula Priscila Correa Costa, os quais são graduandos, pós-graduandos e docentes da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Os autores ressaltam ainda que esse tipo de intoxicação encontra-se entre os 20 envenenamentos mais comuns descritos na literatura norte-americana. Entre os dados de epidemiologia apresentados no texto há informação de que a dose tóxica para cães é em torno de 100 a 150 mg/kg de peso e de 80 a 150 mg/kg. Entretanto, sinais clínicos leves foram observados em cães que ingeriram 20 mg/kg.

Direcionado a médicos veterinários, o artigo traz informações técnicas sobre o diagnóstico e tratamento para que seja feita a desintoxicação. Alerta ainda para a conscientização de evitar que os proprietários compartilhem alimentos inapropriados com animais e, também, reconhece que existe no mercado formulações do produto específicas para cães, com ausência da teobromina.

Artigos técnicos e de educação continuada estão presentes nas páginas da Revista CFMV. Com mais de 20 anos é uma publicação trimestral do Conselho Federal de Medicina Veterinária enviada aos profissionais de todo o Brasil. Sugestões podem ser enviadas para revista@cfmv.gov.br

Fonte CFMV (matéria acessada em 17/04/17)

2017-04-17T13:59:02-03:00 17/04/2017|Notícias|