O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) esteve presente no VIII Congresso Latino Americano e no XIV Congresso Brasileiro de Higienista de Alimentos, realizados em conjunto em Fortaleza (CE), entre os dias 25 e 28 de abril. Com o tema “Água, Biodiversidade e Segurança Alimentar: desafios para uma alimentação saudável”, os eventos foram realizados pelo Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos (CBMVHA)

Os médicos veterinários Valéria Rocha Cavalcanti e Ricardo Calil integrantes da Comissão Nacional de Alimentos (CNAL/CFMV) representaram o CFMV no evento, que debateu temas como a caracterização do risco na inspeção de produtos de origem animal, os desafios das novas tecnologias em indústrias de alimentos, o Programa Nacional de Controle de Patógenos e o Programa de Avaliação de Conformidade de Produtos de Origem Animal.

Foto: arquivo pessoal

De acordo com Valéria Rocha Cavalcanti, o objetivo do Congresso esse ano foi mostrar as recentes melhorias e mudanças do Sistema de Inspeção Federal (SIF) na área da fiscalização, legislação e Gestão de Produtos de Origem Animal. “Todos os temas apresentados servirão de bases para futuros eventos e ações da CNAL para ressaltar a área relacionada a Produtos de Origem Animal e fortalecimento da classe, principalmente os profissionais médicos veterinários que trabalham com inspeção e Responsabilidade Técnica na área de alimentos”, avaliou Cavalcanti.

Os integrantes da CNAL também participaram do I Encontro de Médicos Veterinários da área de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Tecnologias e Sanidades Aquícolas, realizado nos dias 26 e 27. Nos dois dias de debate, foram discutidos temas relevantes ao ensino e à atuação dos médicos veterinários que se dedicam à inspeção de alimentos, além de inovações metodológicas e atividades na área de Inspeção.

Foto: arquivo pessoal

O encontro abordou, ainda, a atuação dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) e dos órgãos de fiscalização, e permitiu a produção de um documento com o objetivo de aprimorar o trabalho e a discussão sobre o tema já realizados pelo Sistema CFMV/CRMVs. Entre as sugestões incluídas pelo grupo de trabalho estão aumentar a sensibilização dos profissionais para esse mercado de trabalho, investir na qualificação profissional e nivelar as diversas esferas de fiscalização quanto às exigências em estabelecimentos de produtos de origem animal.

Fonte CFMV (matéria acessada em 15/05/17)