A edição de maio da Revista Balde Branco traz uma reportagem que explora as oportunidades e os desafios dos produtores de leite brasileiros quando se trata de garantir o bem-estar animal. A matéria informativa inclui trechos de uma entrevista exclusiva com a médica veterinária e presidente da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CEBEA/CFMV), que afirma que o país tem evoluído na questão, mas salienta que essa cultura ainda não é totalmente assimilada pelos produtores.

“Observar o comportamento dos animais ajuda bastante o produtor a entender mais sobre bem-estar e obter respostas, pois são muitos os detalhes e se cria a oportunidade de ver onde estão os pontos críticos e as possibilidades de ajustes”, ressalta Molento, apontando a importância de se adotar práticas que evitam o sofrimento animal. “Esta tendência é a base da procura dos consumidores por produtos associados a um grau de bem-estar e, ao que tudo indica, irá se acentuar”, aponta.

A reportagem lembra que o CFMV trabalha com o objetivo de publicar uma nova resolução que define os conceitos de crueldade e maus-tratos, e que o bem-estar animal também é parte fundamental do Novo Código de Ética do Médico Veterinário, que passa a valer em setembro deste ano. Outra iniciativa do CFMV destacada pela Revista Balde Branco é a Campanha pelo Bem-estar Animal, lançada em abril, durante o IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar animal.

O principal mote da campanha, o conceito conhecido como as “Cinco Liberdades”, é explicado na reportagem, que inclui comentários do Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, a respeito da ação educativa: “A sociedade cada vez mais reconhece a importância de pensar em alternativas para minimizar a dor e o sofrimento animais.”

Clique aqui e leia a reportagem na íntegra.

Leia mais:

Presidente do CFMV fala na Rádio CBN sobre campanha de bem-estar animal

CFMV lança campanha sobre bem-estar animal. Participe!

Fonte CFMV (matéria acessada em 29/05/17)