Presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) estão reunidos nesta quarta (1º/4) e quinta-feira (2/4) na XIX Câmara de Presidentes Norte/ Nordeste e Espírito Santo, que, nesta edição, acontece em João Pessoa (PB). O CFMV está representado pelo presidente Benedito Fortes de Arruda.

O encontro tem como objetivo discutir assuntos administrativos de interesse dos conselhos regionais e temas de relevância para os médicos veterinários e zootecnistas dos estados que participam da Câmara.

Na parte da manhã, o agrônomo professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Daniel Duarte Pereira, abordou o tema “Entre o Geral e o Regional, um recorte da Paraíba”. Em sua fala, Pereira fez um panorama histórico e cultural do estado, além de ter fornecido explicações sobre sua fauna, flora e tradição acadêmica da Paraíba.

“Foi uma viagem fantástica, que começou na pré-história avançando pelos diversos ciclos pelos quais o estado passou, desde o ciclo dos nativos, até o ciclo da madeira, maniçoba, oiticica e caprinocultura, culminando com a proposta do ciclo da agroecologia”, ressaltou o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

Em seguida, o zootecnista graduado pela UFPB, Thiago Palmeira, abordou o tema “Antes e após a assistência técnica: casos de sucesso da Paraíba ao Maranhão”. No período da tarde, os médicos veterinários Milano Sales, que é conselheiro do CRMV-PB, e Inácio Clementino abordaram “A importância do Plano Nacional de Combate e Erradicação para o médico veterinário na visão do profissional autônomo e na visão da Defesa Agropecuária”.

CFMV