Coordenadores de curso, professores e estudantes, participaram, nesta segunda-feira (05/06), do primeiro dia do XXIII Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, em Brasília (DF). O evento, que já é tradicional para discutir o ensino da Medicina Veterinária, é organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

O sistema de Acreditação dos cursos de Medicina Veterinária foi lançado durante o evento com a publicação da Resolução CFMV nº 1154/2017 que cria o Sistema Nacional de Acreditação de Cursos de Graduação em Medicina Veterinária.

“O CFMV está atento às manifestações e caminhos da educação da Medicina Veterinária no mundo e ao que é colocado pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE)”, pontuou o presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV) do CFMV, Antonio Felipe Wouk.

Felipe Wouk, presidente da CNMEV/CFMV. Foto: Ascom/CFMV

Wouk destacou a importância de se chegar a sistemas globais de acreditação. Segundo ele, os sistemas são instrumentos poderosos, de legitimidade e poder acadêmico. “Devemos sempre perguntar: quem é autorizado a administrar e avaliar os projetos internacionais? Quais práticas acadêmicas podem ser internacionalizadas?”.

O integrante da CNEMV/CFMV, Rafael Mondadori, citou os principais objetivos do mecanismo de Acreditação do CFMV, entre eles a garantia pública dos níveis acadêmicos e científicos dos cursos; o fomento do processo de autoavaliação das IES; a cooperação com o sistema nacional de educação; e a valorização do ensino como bem público.

 Rafael Mondadori, da CNMEV/CFMV. Foto: Ascom/CFMV

“Se não nos unirmos pra melhorar a qualidade do ensino da Medicina Veterinária ninguém o fará. Precisamos pensar: o que estou deixando de colaboração pra quem está formando, estou exercendo meu papel?”, questiona o integrante da CNEMV/CFMV.

Mondadori também fez uma retrospectiva da educação da Medicina Veterinária no Brasil. Ele lembra que o CFMV promove os seminários de educação desde a década de 90 e o evento é o único fórum instituído de discussão da educação da Medicina Veterinária no país.

O processo e o instrumento de acreditação também foram detalhados, durante o XXIII Senemev, pelos integrantes da CNMEV, Marcelo Pacheco e Marcelo Diniz, incluindo as etapas, procedimentos para inscrição, visitas avaliadoras, entre outros.

Marcelo Pacheco, da CNMEV/CFMV. Foto: Ascom/CFMV

 Marcelo Diniz, da CNEMV/CFMV. Foto: Ascom/CFMV. 

Qualidade na aprendizagem

Os padrões de qualidade de hospitais, clínicas e fazendas de ensino foram explicados pelo também integrante da CNMEV/CFMV, Rogério Barroso, que destrinchou a Resolução CFMV nº 1.137/2016, que trata dos cenários fundamentais de aprendizagem.

 Rogério Barroso, da CNMEV/CFMV. Foto: Ascom/CFMV

Barroso destacou dúvidas recorrentes dos profissionais, sobre as características de um hospital veterinário de ensino e de uma fazenda de ensino e ressaltou a importância da prática na profissão.

“O aluno precisa ter uma vivência nestes estabelecimentos, seja nas clínicas ou nas fazendas. É assim que se forma um bom profissional”, acredita.

Experiência de fora

O médico Milton Martins, do Conselho Federal de Medicina (CFMV), trouxe ao evento sua experiência com o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme). “Quando paramos de olhar a árvore e olhamos a floresta vemos que nossos problemas são comuns em IES de áreas diferentes das nossas”, pontua.

 Milton Martins, da Saeme. Foto: Ascom/CFMV

Martins destacou o processo de dialógico em busca de boas práticas, a independência e a transparência, além do caráter não nivelador do processo. “Ficamos surpresos favoravelmente, pois recebemos feedback de que nossas visitas serviram para o aperfeiçoamento da instituição. O resultado da acreditação não vai ser só o diploma, mas o aprimoramento das práticas”, afirmou.

Para mais informações sobre a Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária, acesse: acreditacao.cfmv.gov.br

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Fonte CFMV (matéria acessada em 06/06/17)