05 de agosto de 2015

As Conferências Estaduais de Saúde debatem, desde o dia 16 de julho, os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS) com conselheiros, representantes da sociedade civil e gestores de saúde pública. A etapa estadual segue até o dia 30 de setembro, de acordo com o calendário de cada região.

As propostas apresentadas serão discutidas durante a 15ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada de 1 a 4 de dezembro, em Brasília.

O tema deste ano é “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.

A médica veterinária Oriana Bezerra Lima, representante do CFMV no Conselho Nacional de Saúde, afirma que o objetivo principal é elaborar propostas que favoreçam a execução de ações pela gestão de uma saúde pública de qualidade.

“A discussão dos temas inclui a efetivação do controle das Endemias e Zoonoses, como também dos produtos de origem animal”, afirma.

O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes de Arruda, considera fundamental a participação dos profissionais de Medicina Veterinária nos debates.

“Dessa forma estaremos exercendo nosso papel social importante como cidadãos, dar o nosso parecer, nossa opinião e sugestões. Precisamos dizer o que pretendemos para que a saúde pública do povo brasileiro seja inserida dentro do contexto das políticas públicas de forma efetiva”, afirma Arruda.

Dia Nacional da Saúde

O dia 5 de agosto é comemorado no Brasil como Dia Nacional da Saúde. Nesta data, o CFMV reafirma a importância da preocupação com a Saúde Única. O conceito traduz a união entre a Saúde animal, humana e ambiental.  A Medicina Veterinária, ao abraçar e ligar os três aspectos dessa cadeia, revela-se uma das profissões mais completas do mundo.

Mais informações sobre a 15ª Conferência Nacional de Saúde em:http://conferenciasaude15.org.br/

Assessoria de Comunicação do CFMV