Ao longo de 2017 a Comissão Nacional de Animais Selvagens do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNAS/CFMV) fortaleceu ações para promover o bem-estar da fauna selvagem de vida livre e em cativeiro. Contribuiu também para ampliar a atuação do médico veterinário e do zootecnista nas áreas da conservação e produção de animais selvagens, além de conscientizar a sociedade sobre o tema.

Uma das principais realizações da CNAS neste ano foi o seu II Fórum, que contou com a participação de representantes das comissões regionais de animais selvagens. Realizado de 6 a 8 de novembro, em Brasília (DF), o evento definiu estratégias conjuntas que podem contribuir para a mitigação da ameaça formada pela fauna invasora, que foi tema do evento.

“O Fórum foi muito positivo, já que teve uma temática que envolveu todos os regionais e gerou posicionamentos importantes para a Medicina Veterinária e Zootecnia”, afirmou o presidente da CNAS, o zootecnista Carlos Eduardo Saad.

Ao longo do ano, um dos objetivos da Comissão Nacional foi fortalecer a parceria com os regionais, fomentando a criação de novas comissões nos estados. Atualmente, 13 CRMVs já possuem comissões de animais selvagens. “´É uma via de duas mãos, pois isso fortalece o Sistema à medida em que os regionais se sentem parte, são mais ouvidos e ficam responsáveis por determinadas ações”, acredita Saad.


Comissão Nacional de Animais Selvagens. Foto: Ascom/CFMV

Além disso, o presidente da CNAS/CFMV também ressalta a aproximação de diferentes comissões técnicas do CFMV nos últimos anos. “Elas passaram a trabalhar com uma única voz, por meio do intercâmbio da participação em eventos e maior interação”.  No último fórum de animais selvagens, a Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária e a Comissão Nacional de Meio Ambiente foram convidadas para palestrar no evento.

Neste ano, a CNAS também finalizou a compilação de dados sobre as Instituições de Ensino Superior que ministram conteúdos de Medicina Veterinária de Animais Selvagens. Os resultados foram divulgados na Revista CFMV e enviados à Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV.

A CNAS contribuiu ainda com diversas consultas públicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre elas sobre o registro genealógico de aves e sobre os critérios para registro de produtos de uso veterinário dinamizados. Discutiu ainda a Portaria que regulamenta o controle populacional do Javali em todo o território de Santa Catarina e se manifestou quanto ao surto de tuberculose em zoológico do Rio Grande do Sul.

Participação em eventos

A participação de integrantes da Comissão em eventos nacionais e internacionais ao longo do ano possibilitou uma rede de relacionamentos com profissionais na área de nutrição e manejo de animais selvagens, além da divulgação das ações dos médicos veterinários brasileiros que atuam na área e a obtenção de dados relevantes para a prática de Medicina Veterinária de animais exóticos.

Em 2017, a CNAS esteve presente no IX European Zoo Nutrition Conference 2017, na República Tcheca; no International Conference on Avian, Herpetological and Exotic Mammal Medicine – ICARE 2017, em Veneza, na Itália; e ainda no 12º Congresso Internacional de Mastozoologia, em Perth, na Austrália.

O representante da CNAS, Isaac de Albuquerque, também participou de quatro edições da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia do Rio são Francisco (FPI Alagoas), como parte da Equipe de Fauna e esteve presente em reuniões da Câmara Técnica de Biodiversidade do Conama, tendo em vista a relação dos assuntos abordados com os temas da Medicina Veterinária e Zootecnia na área de Animais Selvagens e Meio Ambiente.

Sobre a CNAS/CFMV

A Comissão Nacional de Animais Selvagens do CFMV é composta pelo zootecnista Carlos Eduardo do Prado Saad e pelos médicos veterinários Isaac Manoel Barros Albuquerque, João Luiz Rossi Júnior, Débora Rochelly Alves Ferreira e Valéria Natascha Teixeira. Saiba mais sobre a Comissão, clique aqui.

Leia mais:

Comissões do Sistema CFMV/CRMVs traçam plano de ação para combater fauna invasora em fórum

Médicos veterinários e zootecnistas discutem gestão de fauna invasora em fórum do Sistema CFMV/CRMVs

CFMV participa de discussões sobre mamíferos durante 12º Congresso Internacional de Mastozoologia, na Austrália

CFMV participa de conferência mundial sobre nutrição de animais em zoológicos

Fonte CFMV