O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) recebeu, nesta quarta-feira (22/11), a presidente da Iniciativa One Health Brazil Latin America, Christina Pettan-Brewer. Representando a Associação Mundial de Medicina Veterinária (WVA), a médica veterinária apresentou à Comissão Nacional de Educação de Medicina Veterinária (CNEMV) do CFMV o interesse da organização em realizar no Brasil a próxima Conferência Mundial de Saúde Única. O evento já contou com duas edições, uma na Espanha e a segunda no Japão.

De acordo com Pettan-Brewer, a intenção da WVA em trazer o encontro internacional para o Brasil é reforçar a Saúde Única no país e na América Latina, assim como a relação das iniciativas integradas em saúde dessa região com o resto do mundo. “Esse é um convite para discutirmos a Saúde Única no mundo e no Brasil”, salientou a médica veterinária.

“Queremos incluir a Saúde Única no currículo interdisciplinar dos estudantes de saúde, envolver a comunidade diretamente. Esse movimento já está acontecendo no Brasil”, ressaltou Christina, que é professora do Departamento de Medicina Comparativa da Escola de Medicina da Universidade de Washington.

O CFMV recebeu com entusiasmo a missão de auxiliar a Associação e promover, em conjunto com outras entidades que representam os profissionais de saúde no Brasil, a conferência internacional no país.  “Experiência em organizar um congresso mundial, o CFMV tem, pois organizou o Congresso Mundial de Educação Veterinária em parceria com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”, ressaltou Antonio Felipe Wouk, Presidente da CNEMV.

Wouk também destacou que a Saúde Única é uma prioridade para o CFMV, já que há anos a autarquia se preocupa em destacar o conceito em suas iniciativas, como no Código de Ética do Médico Veterinário, na revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária, e também nos critérios da Acreditação de Cursos. “A Saúde Única e o Bem-estar Único, juntos, constam dos valores do Conselho. O Conselho Federal já tem esse conceito muito claro”, apontou o presidente da CNEMV.

Fonte CFMV