Um encontro importante para gerar um novo paradigma de qualidade para os cursos de Medicina Veterinária. Foi essa a avaliação de Leila Gatti, presidente da Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária do CRMV-RJ sobre o primeiro Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Educação do Sistema CFMV/CRMVs. O evento reuniu, nos dias 3 e 4 de abril, representantes de comissões de 18 estados e do Distrito Federal, além dos integrantes do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

  Foto: Ascom/CFMV

No segundo dia de Fórum, os participantes discutiram em conjunto um plano de ação para divulgar a Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária. A iniciativa será divulgada em breve pelo CFMV.

Thiago Fraga, presidente da Comissão de Educação da Medicina Veterinária do CRMV-MS considera que o encontro serviu para dar um norte de como o Sistema deve atuar para conscientizar instituições, coordenadores de curso, professores e estudantes sobre a importância da Acreditação.

“Ter a Acreditação no seu curso é importante para colocar, além de um critério de legalidade, que é dado pelo Ministério da Educação, um critério de qualidade, um selo de qualidade que é a Acreditação do CFMV”, afirma Thiago Fraga.

   Representantes dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal constroem plano de ação conjunto durante o encontro. Foto: Ascom/CFMV 

Marina Zimmermam, presidente da Comissão de Educação da Medicina Veterinária do CRMV-DF afirma que a discussão conjunta fortalece o instrumento proposto.

“Muito bom ter conhecimento do instrumento e saber que o CFMV está fazendo esse trabalho. Abrir essa discussão para contribuição dos CRMVs é fundamental para a viabilidade do processo”, afirma Marina Zimmerman.

Na opinião da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV o encontro superou as expectativas pelo compromisso dos participantes e pela consciência de todos de que é necessário um mecanismo eficaz e eficiente para avaliação do ensino da Medicina Veterinária brasileira.

“Não foi penoso fazê-los vivenciar a cultura de acreditação que o CFMV pretende capitanear pelos diferentes estados e instituições tendo como principal objetivo que é o firme desejo de promover a melhoria da qualidade da educação da Medicina Veterinária”, afirmou o presidente da CNEMV/CFMV, Felipe Wouk.

Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV: Rogério Barroso, Rafael Gianella Mondadori, Marcelo Pacheco, Felipe Wouk e João Carlos Pereira. Foto: Ascom/CFMV

Sobre a Acreditação

A Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária representa o reconhecimento formal da competência de programas de ensino em Medicina Veterinária de uma determinada instituição em desenvolver as tarefas de educação, treinamento e avaliação dos estudantes, segundo requisitos de excelência pré-estabelecidos. O processo será de caráter voluntário e não substitui o reconhecimento já realizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Os critérios a serem empregados pelo CFMV são específicos para a avaliação de cursos e possuem consenso mundial, como da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e de outros órgãos acreditadores norte-americanos e europeus.

Mais informações sobre a Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária serão divulgadas em breve pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Fique atento!

Confira a galeria de fotos do Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Educação da Medicina Veterinária do Sistema CFMV/CRMVs, clique aqui.

Fonte CFMV (matéria acessada em 06/04/17)