12 de outubro de 2015

Dificuldades e propostas de ações das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública Veterinária do Sistema CFMV/CRMVs  serão debatidas  nos dias 26 e 27 de outubro, no VI Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública Veterinária. O encontro será na sede do CFMV, em Brasília (DF), e deve reunir presidentes e integrantes das comissões de todo o país.

A padronização das ações das comissões, a definição de instrumentos de compartilhamento dos trabalhos e a elaboração de propostas para estimular a atuação dos médicos veterinários na vigilância em Saúde e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) também serão questões trabalhadas no Fórum.

Além disso, estão previstas construções conjuntas de estratégias para a realização de diagnósticos dos impactos das políticas de zoonoses  no exercício da profissão e da participação dos médicos veterinários nas políticas de vigilância em saúde.

A presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV/CFMV),  Sthenia Amora, ressalta que é uma oportunidade única reunir todas as comissões e conhecer as demandas e anseios das regionais, estimulando a manutenção e consolidação das práticas relativas à Saúde Pública em cada estado.

“A nossa intenção é mostrar que a Comissão Nacional está à disposição das comissões regionais para trabalharmos em conjunto pelo crescimento da saúde pública dentro da Medicina Veterinária e de forma unificada”, afirma Amora.

Saiba mais

Nos últimos anos, as comissões de saúde pública alcançaram grandes conquistas para a Medicina Veterinária, por exemplo a inclusão do médico veterinário no NASF, fortalecendo o reconhecimento da profissão na área de saúde. Além disso, diversos seminários, fóruns e participações em eventos têm contribuído para este reconhecimento.

Fonte Assessoria de Comunicação do CFMV