Zootecnista é destaque na capa da Revista Globo Rural
A última edição lançada pela Revista Globo Rural traz a zootecnista Consolata Piastrella na capa da publicação, uma das principais da comunicação no meio agro. A edição conta com uma reportagem especial sobre o trabalho da zootecnista, que é proprietária da Piastrella Rastreabilidade Animal, de Goiânia.
A empresa de Consolata atua em 86 propriedades, espalhadas nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Tocantins. Das empresas atendidas, 16 são de confinamento. Ao todo, são 400 mil animais vistoriados. Na reportagem da Globo Rural, o trabalho de Consolata é classificado como o “retrato fiel da modernização da pecuária”.
“Além dos benefícios diretos, como bônus dos frigoríficos, a rastreabilidade é um espelho de todo o sistema produtivo da fazenda”, explica a zootecnista.
Um dos confinamentos onde Consolata atua é o da Família Merola, em Santa Helena de Goiás, a 203 quilômetros de Goiânia. Lá, sob o comando da zootecnista, são engordados 70 mil bois por ano. Há dias em que 600 bois são avaliados pela zootecnista e sua equipe.
A edição da Globo Rural que traz Consolata na capa está disponível nas bancas e, também, na edição online.
EMPREENDEDORISMO NA ZOOTECNIA
Formada em Zootecnia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Consolata é uma empreendedora nata.
“Fiquei 9 meses construindo, formando e pensando em cada detalhe do que seria a Piastrella e quais seriam os seus objetivos metas. Hoje a Piastrella me molda e me faz aprender todos os dias. Empreender no Brasil não é fácil. Um dia eu a fiz, e hoje ela que me faz”.
Em sua avaliação pessoal, Consolata classifica a Zootecnia como um “leque de oportunidades e benefícios”.
“É uma ferramenta perfeita de gestão, mas infelizmente muitos dos nossos zootecnistas não estão cientes disso, por isso se acredita que não está consolidada. Nós que conseguimos entendê-la [a Zootecnia] de fato, temos a obrigação de mudar esse cenário. Vocês não têm noção da quantidade de outros profissionais de agrárias que ocupam o nosso lugar, o lugar da nossa atuação, porque nossos zootecnistas não tem ideia do vasto campo que podemos e devemos atuar”.
Segundo Consolata, para quem deseja empreender, é só ficar ligado aos “sinais” das disciplinas.
“A Zootecnia ensina a empreender desde a sua primeira disciplina, quer seja administração rural, ao desenho técnico, a topografia, a curva de nível, as disciplinas de cada produção. Já prestaram atenção de como elas são apresentadas? Como, senão de uma forma que nos mostra claramente a relação custo benefício de tudo. Se você pegar cada área que atuamos quando acadêmicos e trazê-las para nossa vida, vocês verão que essa ferramenta [a Zootecnia] nada mais é do que uma vida de como empreender, de como empreender no Agro, especialmente quando parto do pressuposto que o tripé da nossa profissão é baseado na genética, nutrição, e manejo… trás isso para nossa vida e veja se já não estamos consolidados há anos. A zootecnia empreende beneficamente em cada produção”.
Fonte ABZ