Médico veterinário militar fala da experiência no Haiti como boina azul da ONU
O Tenente Coronel do Exército Brasileiro, José Roberto Pinho de Andrade Lima, compartilhou sua vivência como médico veterinário militar na Missão de Paz da ONU no Haiti que foi encerrada em outubro de 2017.
A palestra foi no dia 10 de novembro e teve o título “Haiti um caso de sucesso” .
Essa conferência fez parte de um Painel organizado pela Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), tendo o apoio do Comando de Operações Terrestres (COTER), com a finalidade de divulgar a experiência positiva das Forças Armadas Brasileiras nos 13 anos que durou a missão no Haiti.
Na plateia, cerca de 130 militares e alunos da UNIJORGE e UNIFACS puderam escutar o relato em primeira pessoa do Tenente Coronel, que empregou seus conhecimentos como médico veterinário para cuidar da saúde da tropa, zelando pela qualidade da água, da alimentação e condições sanitárias.
O militar baiano foi o primeiro médico veterinário no contingente brasileiro ali nas Antilhas, e implantou Projeto de Impacto Rápido (QIP) financiado pela ONU para produção de mudas de árvores para reflorestamento do Haiti e compensar o carbono lançado na atmosfera pelo Batalhão Brasileiro. A iniciativa inovadora foi premiada pelo MMA em 2012. Além de médico veterinário, ele tem doutorado em Saúde Pública.
Comemorando o centenário da Medicina Veterinária Militar, o Tenente Coronel cedeu um banner sobre o assunto. O painel está exposto no hall de entrada do CRMV/BA.
Fonte CRMV/BA