Abril Laranja: CRMV-PB participa de Dia D de combate aos maus-tratos contra animais
O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) participou esta semana do Dia D de combate aos maus-tratos a animais, realizado pela Secretaria de Cuidado e Proteção Animal (SECUPA) da Prefeitura de João Pessoa. A ação integrou a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Crueldade contra Animais, que segue até este sábado (26), em alusão à campanha Abril Laranja, dedicada à conscientização sobre a crueldade animal.
Durante a operação, foram realizadas 15 fiscalizações em diferentes bairros da capital. Como resultado, três animais foram resgatados, sete tutores notificados e cinco casos não apresentaram irregularidades. As denúncias que originaram as fiscalizações foram feitas por meio do aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”. Os resgates ocorreram nos bairros Pedro Gondim, Gramame e Bairro das Indústrias. Também houveram ações nos bairros Varadouro, Centro e Bairro dos Estados.
Para o embaixador do Movimento Paraíba Contra Maus-Tratos, Ítalo Oliveira, a participação do CRMV-PB foi essencial para o sucesso da operação. “A presença deles foi de extrema importância, pois dentro das ações fiscalizadas havia canis clandestinos. Como o CRMV é responsável por regulamentar o exercício da medicina veterinária, a atuação do órgão foi fundamental”, destacou. Ítalo agradeceu ao presidente do CRMV-PB, José Cecílio, e destacou a atuação direta do coordenador de fiscalização, José Augusto Vicente, e dos fiscais José Leandro da Costa e Abraão Nascimento, que estiveram presentes e acompanharam toda a ação em campo.
O coordenador José Augusto Vicente, reforçou o compromisso do Conselho com a causa. “Em nome da coordenação de fiscalização e do presidente José Cecílio, queremos dizer que o CRMV-PB está à disposição sempre que precisarem. Podem contar com a nossa equipe para continuar esse trabalho de combate aos maus-tratos na Paraíba”, afirmou.
Além do CRMV-PB, a iniciativa contou com a presença de diversos órgãos e instituições, como o Batalhão da Polícia Ambiental da PMPB (BPAmb), Grupo de Ação Ambiental da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa (GAAM), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Ministério Público da Paraíba (MPPB) e representantes do Movimento Paraíba Contra Maus-Tratos.