CRMV-PB debate valorização e o respeito social dos médicos-veterinários durante sessão especial
O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) participou, nesta segunda-feira (13), de uma sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para debater a valorização profissional e o respeito social dos médicos-veterinários.
O tesoureiro do CRMV-PB e médico-veterinário, Wilson Wouflan, representou o Conselho na sessão que foi proposta pelo vereador Guga (PP).
“Os médicos-veterinários são importantes não só para os cuidados com os animais, mas também para a saúde alimentar e para a saúde humana. Somos a única profissão que abrange os três pilares da saúde única: saúde animal, saúde ambiental e saúde humana. Em nosso dia a dia cuidamos não só do bem-estar dos animais, mas também desempenhamos um papel crucial na proteção da saúde pública”, afirmou.
Apesar da importância vital, muitas vezes os profissionais enfrentam desafios e obstáculos em relação a remuneração e saúde mental. Ele propôs o envio de expediente para Prefeitura para saber sobre a remuneração dos médicos-veterinários e também sugeriu uma política municipal de bem-estar dos profissionais.
O vereador falou sobre a importância de realizar a solenidade. “Buscamos trazer os médicos-veterinários, através dessa sessão, para discutir a importância deles para a nossa cidade, debatendo a valorização desses profissionais e o que já tem sido feito em prol da causa animal em João Pessoa”, disse.
Peterson Alexandre, médico-veterinário e representante da Clínica do Pet de João Pessoa, disse que o veterinário é uma das frentes da saúde única. Ítalo Oliveira, diretor do Bem Estar Animal da Prefeitura de João Pessoa, pontuou que a profissão é extremamente importante para a sociedade.
João Paulo Lacerda, coordenador do curso de Medicina Veterinária do Unipê, falou da importância da profissão e seu papel fundamental para a sociedade.
“O médico-veterinário tem essa importância ímpar na saúde humana, porque, a partir do momento em que ele está trabalhando pelo bem estar e pela saúde dos animais, ele está diretamente ligado a impedir que as possíveis zoonoses possam atacar a nossa sociedade”, concluiu José Augusto, médico-veterinário.