CRMV-PB debate proibição de curso à distância, controle populacional de animais e eventos agropecuários
Em Brasília, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB), José Cecílio, manteve reuniões com parlamentares federais paraibanos para debater maneiras de proibir cursos de Medicina Veterinária na modalidade de educação a distância (EAD) e também pedir auxílio para projetos de controle populacional de animais.
José Cecílio se reuniu com Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, e além dos cursos à distância e controle populacional, discutiram legislação e melhorias para eventos agropecuários.
O presidente também manteve reunião com o senador Veneziano e com os deputados Raniery Paulino e Ruy Carneiro. O assessor especial de Relações Interestaduais, Sonaldo Fernandes, também participou das conversas.
A pauta principal foi a formação de profissionais em Medicina Veterinária por meio de cursos à distância (EAD). O presidente do CRMV-PB alertou para as preocupações relacionadas à qualidade da formação dos futuros médicos-veterinários. “Os cursos à distância são um avanço, mas é impossível formar profissionais da área de saúde sem a parte prática. Essa formação é um risco para a saúde humana e também animal, no caso de médicos-veterinários”, ressaltou.
Outro tema discutido foi a necessidade de apoio para projetos de controle populacional de animais. José Cecílio enfatizou que tais iniciativas não apenas previnem o abandono e os maus-tratos, mas também desempenham um papel crucial na saúde pública, ao evitar a proliferação de doenças relacionadas aos animais.