Paraibano passa a integrar Comissão Nacional de Tomada de Contas do Conselho Federal de Medicina Veterinária
O paraibano e ex-vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB), Adriano Fernandes, passou a integrar a Comissão de Tomada de Contas do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Durante reunião realizada em Brasília, o órgão definiu os novos membros da Comissão titulares e suplentes da Comissão de Tomada de Contas (CTC) e os conselheiros do Programa de Desenvolvimento para os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (Prodes).
A Comissão de Tomada de Contas tem o objetivo de analisar e emitir parecer sobre as contas do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Adriano Fernandes passa a ocupar o cargo de membro titular, juntamente com Estevão Márcio Cavalcante e Lilian Müller, além dos suplentes Evelynne de Melo, João de Almeida Neto e Virginia Emerich.
Já na comissão permanente do Programa de Desenvolvimento para os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (Prodes) foram eleitos os conselheiros: Francisco Edson Gomes e Raimundo Barrêto Júnior; e os suplentes: Roberto Renato da Silva e Rodrigo Leitão.
Essa foi a primeira reunião plenária ordinária presencial na gestão 2023-2026. A presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, parabenizou os conselheiros e, durante a sessão, elencou as principais atividades desenvolvidas no primeiro mês da gestão.
Entre as atividades realizadas em janeiro, a presidente destacou o CFMV protagonista, treinamento destinado a gerências e chefias do conselho; a visita dos presidentes do CRMV-SC, do CRMV-RJ e da Academia Brasileira de Medicina Veterinária. Ressaltou ainda os esclarecimentos solicitados a respeito do Concurso Público Unificado Nacional (CPNU) com os ofícios enviados ao Ministério da Agricultura e Abastecimento, ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e ao Ministério Público Federal, bem como a emissão de nota pública conjunta com a Annfa Sindical pela impugnação do edital do processo seletivo lançado pelo governo federal.
Perfil – Adriano Fernandes é médico-veterinário formado pela UFPB, mestre em Ciências Veterinárias pela UFRPE (2002) e doutor em Ciências Veterinária pela UFRPE (2009). É professor da disciplina Patologia Clínica Veterinária (UFCG) e ministrou a disciplina Radiologia Veterinária e Anatomia Veterinária (UFERSA, antiga ESAM). Atualmente é Ouvidor da UFCG, presidente da Comissão de Educação da Medicina Veterinária do CRMV-PB, conselheiro suplente do CFMV.