Conselho de Medicina Veterinária realiza curso de Responsabilidade Técnica em João Pessoa
O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) promoveu um Curso de Responsabilidade Técnica, nesta quarta-feira (20), no auditório do Unipê, em João Pessoa. Realizado de forma híbrida, o evento abordou as temáticas de responsabilidade técnica em eventos agropecuários, clínicas veterinárias, estabelecimento de ensino superior e animais silvestres.
O presidente do Conselho, o médico-veterinário José Cecílio, deu as boas-vindas aos participantes e falou da importância da realização de um curso com temas tão diversificados. “Já temos mais eventos programados para o próximo ano. Cada vez mais vamos trazer temas diferentes que colaborem para a atuação do médico-veterinário e do zootecnista”, disse.
O fiscal estadual agropecuário e gerente operacional de Defesa Animal da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Cristiano Rocha de Aguiar Filho, ministrou a palestra ‘Responsabilidade Técnica – Eventos Agropecuários’. Falou das atribuições do profissional que assume o papel de RT, destacou a documentação necessária, prazos e os aspectos que devem ser observados para a realização de eventos agropecuários.
“A função de RT deve ser exercida com responsabilidade, pois ali está o seu nome”, afirmou o médico-veterinário, que esclareceu dúvidas sobre a parte burocrática de ser responsável técnico e lembrou que são 30 dias para dar entrada na solicitação para realização desse tipo de evento.
O doutor em Ciência e Saúde, o professor e médico-veterinário Artur Carreiro, falou sobre a ‘Medicina Veterinária de Animais Silvestres peculiaridades na atuação do RT’. Ele explicou a diferença de animais exóticos e silvestres e respondeu dúvidas frequentes sobre esses tipos de bichos. Explicou ainda quais são as áreas de atuação.
Entre as dúvidas frequentes sobre esses bichos, o professor destacou a seguinte: médico-veterinário de animais silvestres pode atender animais ilegais? Deve atender, mas deve comunicar as autoridades se tiver algum crime ou conversar e orientar o tutor sobre o fato e sugerir a doação voluntária. Por fim, ele desencorajou os profissionais a fazerem selfies com animais silvestres, pois são pacientes e devem ser tratados com respeito e terem a imagem preservada.
Clínicas – A primeira palestra da tarde foi Introdução à responsabilidade técnica e suas especificidades em clínicas veterinárias, ministrada pelo médico-veterinário Andrei Felipe. Coordenador do Setor de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB), ele é doutor em Biotecnologia.
O profissional tirou dúvidas sobre a atuação do RT nas clínicas, falou da responsabilidade e da ética no desenvolvimento do trabalho.
Estabelecimento de ensino – O evento foi finalizado com a palestra Responsabilidade Técnica em estabelecimento de ensino superior e técnico de Medicina Veterinária e Zootecnia. O conteúdo foi ministrado pelo médico-veterinário, doutor em Ciência e Saúde Animal e professor e coordenador do Curso de Medicina Veterinária do Unipê, João Paulo de Lacerda.