Novos médicos-veterinários participam de solenidade de entrega de carteira
O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) realizou nesta sexta-feira (29) a solenidade de entrega de carteira para novos profissionais da Medicina Veterinária. A atividade, que faz parte das atividades do Mês do Médico-Veterinário, também contou com a palestra ‘Quando a ansiedade chega, o que fazer?’ ministrada pela psicóloga Bruna Galert, em alusão ao ‘Setembro Amarelo’.
A solenidade foi conduzida pelo vice-presidente do CRMV-PB, Adriano Fernandes, e contou a participação do tesoureiro, Leopoldo Mayer. Adriano falou da legislação que rege a profissão e apresentou o sistema CFMV/CRMV para os novos profissionais. “O Conselho tem a missão disciplinar, fiscalizar e fortalecer o exercício profissional, sempre buscando a proteção da sociedade”, explicou.
O vice-presidente falou sobre a Lei 5.517/68 que foi criada para normatizar a Medicina Veterinária no País. “É uma profissão que é protegida por lei. Profissão que não tem lei fica vulnerável”, disse, reforçando ainda sobre o Código de Ética da profissão, que traz os direitos e deveres da categoria e vem sendo aperfeiçoado para acompanhar a evolução do tempo.
Adriano Fernandes falou das possibilidades de atuação e apresentou um vídeo que mostrava onde o médico-veterinário pode trabalhar. Abordou a questão da responsabilidade técnica, que é uma opção de trabalho para os profissionais. “Ser RT não é só emprestar o nome. Tenham cuidado ao assumir essa função, pois é algo sério. Se qualifiquem para a área que vocês serão RT para que não tenham nenhum problema, pois vocês respondem por tudo que ocorrer, podendo resultar em processo ético”, alertou.