Presidente ministra curso de pelagem e anuncia capacitação na área de equídeos para próximo ano
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB), José Cecílio, ministrou palestra sobre pelagem de equídeo durante Curso de Resenha, Legislação, Pelagem, Coleta de Material para Exame de AIE e Mormo, realizado no Tocantins nos dias 7 e 8 de dezembro. Além de realizar a capacitação, ele foi trocar experiências e anunciou que no próximo ano, a Paraíba vai realizar treinamento para habilitação de mais profissionais no Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE).
O evento foi realizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). O treinamento atende a uma exigência estadual, normatizada pela Adapec, para os profissionais com interesse em realizar ou manter a habilitação nos Programas Estadual e Nacional de Sanidade dos Equídeos.
José Cecílio é médico-veterinário com especialização em Clínica e Cirurgia de Cavalos, juiz e inspetor de raças. “O curso é muito importante porque todo médico-veterinário precisa ter essa habilitação para atuar nessa área de equinos, que é crescente em todo o País”, comentou o médico-veterinário, que foi ministrar o curso atendendo convite do CRMV-TO, Adapec e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O presidente do Regional da Paraíba foi ensinar na prática a identificar todas as características básicas das principais pelagens existentes no país, fundamental para preencher a resenha (documento de identificação do equino, que precisa ter as especificações de cada animal para diferenciá-lo). A correta identificação dos animais é fundamental para classificar os cavalos para exposições, concursos e principalmente, na confecção de exames laboratoriais e laudos.
O objetivo do Curso de Resenha, Pelagens e Dentição em Equinos é capacitar Médicos Veterinários, Zootecnistas e profissionais de outras áreas afins, para a utilização das técnicas de identificação, elaboração eficientes de resenhas padrão, pelagens e suas particularidades, bem como a avaliação da idade, por meio da conformação dentária dos equinos.
Curso na Paraíba – “Tocantins possui uma agência agropecuária com um programa estadual de sanidade equina bastante atuante e, além de ministrar o curso, fomos em busca de conhecimentos e ver como eles atuam, sabendo da importância desse programa, que pode ser implementado também na Paraíba”, destacou Cecílio, lembrando que no próximo ano o CRMV-PB realizará esse treinamento no Estado para habilitação de mais profissionais no Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE).
Perfil – José Cecílio Martins Neto é médico-veterinário formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tem residência em Cirurgia de Eqüinos na Equicenter (Tatui-SP) e possui especialização em diagnóstico e cirurgia eqüina no IBVET (Jaguariuna-SP). Atualmente, desenvolve trabalho na clínica e cirurgia de eqüinos, realiza endoscopia e cirurgias em pequenos animais, presta assessoria para fazendas e haras e é coordenador de Agricultura do município de Campina Grande, além de presidente do CRMV da Paraíba.