Serviços veterinários não podem fazer parte da Black Friday
A Black Friday está chegando e o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) alerta que médicos-veterinários não podem lançar promoção de serviços. O Código de Ética da profissão (Resolução CFMV nº 1.138/16) estabelece as normas para exercício profissional e estabelece o que é permitido e o que é vetado no que se refere à publicidade.
Serviços como vacinação, consultas, castrações e exames não devem entrar em promoção. Esta prática configura falta ética e desvaloriza a classe perante a sociedade. Na Medicina Veterinária, não é permitido divulgar serviços como gratuitos ou que sejam oferecidos como prêmio de qualquer natureza. Publicidades com promoções ou que mencionem preços são proibidas pelo Código de Ética da profissão.
São vetados descontos em consultas e vacinas, além da criação de pacotes de serviços clínicos e, até mesmo, condicionar os cuidados profissionais ao faturamento da comercialização de produtos, serviços do petshop ou banho e tosa.
Portanto, o profissional Responsável Técnico (RT) e o estabelecimento que veicularem propagandas que infrinjam as regras, seja em formato impresso ou digital, podem ser denunciados no Conselho e, confirmada a falta ética, responderem a processo junto à autarquia. Profissionais que praticarem publicidade irregular também podem ter problemas na justiça cível e com o Procon.