Homeopatia é primeira especialidade da Medicina Veterinária
O Dia Nacional da Homeopatia, 21 de novembro, homenageia a chegada ao Brasil do médico Benoît Jules Mure, em 1840. Tornou-se a primeira especialidade da Medicina Veterinária, por meio da Resolução CFMV nº 625/1995, sendo também reconhecida pela Medicina, Farmácia e Odontologia.
Criada e sistematizada por Samuel Hahnemann, há mais de 200 anos, a homeopatia é baseada no princípio vitalista e na Lei dos Semelhantes, compreendendo o paciente nas dimensões física, psicológica e cultural, tirando o foco apenas dos sintomas.
A data homenageia a instauração da técnica da homeopatia no Brasil e serve para informar sobre os benefícios do tratamento homeopático, buscando desmistificar a especialidade como uma terapia alternativa ou complementar.
Em artigo técnico publicado na Revista CFMV 90 (pág. 38), membros da Associação Médico Veterinária Homeopática Brasileira (AMVHB) citaram estudos que confirmam a eficácia da homeopatia em humanos e animais. Além disso, assinalaram a importância de mais compreensão sobre o tema entre profissionais, pesquisadores e docentes.
“Um diálogo aberto poderá melhor distinguir os fatos, aprimorar os protocolos de estudo e abrir portas para a concepção de novas perspectivas tecnológicas em que ambos os modelos, homeopático e alopático, possam coexistir ou mesmo ser utilizados associadamente, com vistas a resolver muitos dos problemas contemporâneos que, aliás, são de todos nós, independentemente dos pontos de vista.”